16/03/2016 9:41 pm

Abertas inscrições para Olimpíadas do Conhecimento

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alerta estudantes e professores maranhenses sobre o período de inscrições das Olimpíadas de Biologia (OBB), Matemática de Escolas Publicas (OBMEP 2016) e História do Brasil (ONHB), destinadas a escolas de todo o país.

OBMEP

As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) seguem até o 1º de abril no site da competição (http:/www.obmep.org.br). Podem participar escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio.
Composta de duas séries de testes – a primeira prova neste ano será em 7 de junho e a segunda, em 10 de setembro – a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas vai premiar 6,5 mil alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2016. A Obmep reconhece, ainda, o trabalho dos professores, das escolas e das secretarias de educação dos 6,5 mil vencedores.
Em 2015, a competição teve a participação de mais de 47,5 mil escolas, localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros, que inscreveram cerca de 18 milhões de alunos na primeira fase.
No Maranhão, a OBMEP bateu recorde de inscrições de alunos e escolas. O estado alcançou um percentual de 90,18% de alunos (801.891) participantes na competição, ocupando o 4º lugar no ranking de escolas inscritas entre os demais estados da federação, atingindo a participação de 100% dos municípios.

O resultado da primeira fase da OBMEP 2015 garantiu a participação de 763 escolas e 18.169 alunos da Rede Estadual de Ensino, classificados para a 2ª Fase.

OBB

Tendo com um de seus objetivos despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos, a XII Olimpíada Brasileira de Biologia encerra as inscrições no dia 18 deste mês. O cadastro de escolas e professores para a 1ª Fase da OBB pode ser realizado no endereço http:/www.anbiojovem.org.br/ e a realização da prova (1ª fase) será dia 9 de abril.

ONHB
Já a Olimpíada Nacional em História do Brasil, destinada a professores e estudantes de Ensino Médio e ainda o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública e privada, está com as inscrições abertas até o dia 29 de abril no site oficial da ONHB (http:/www.olimpiadadehistoria.com.br/8-olimpiada/inicio/index). É necessário que cada participante realize um cadastro individual no site, tanto alunos quanto professores, para que então seja feita a inscrição da equipe.
A Olimpíada é virtual, as perguntas são postadas em datas determinadas e as respostas devem ser enviadas também pela internet, sendo realizada em cinco fases online. Apenas a fase final é presencial e ocorre em um final de semana na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na cidade de Campinas, São Paulo, onde ocorrerá a premiação.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI