30/05/2019 5:08 pm

Abertas inscrições para os cursos do Programa Formação pela Escola

Foram abertas nesta quinta-feira (30) e seguem até 7 de junho (sexta-feira), as inscrições para os cursos do Formação pela Escola – Programa Nacional de Formação Continuada a Distância, uma das ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que, no Maranhão, é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Os cursos são oferecidos a gestores, técnicos e conselheiros da área de educação que utilizem recursos públicos e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas financiados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

O ‘Formação pela Escola’ é um programa de formação continuada que oferece cursos gratuitos e a distância. Tais cursos têm como objetivo orientar a execução e o desempenho dos diversos programas, bem como facilitar a sua prestação de contas.

As formações têm carga horária entre 40h e 60h e, em 2019, estão sendo ofertados os seguintes cursos: Tutoria para Rede de Formação pela Escola (exclusivo para a formação de Tutores); Competências Básicas; Programa Dinheiro Direto na Escola –PDDE; Programa de Transporte Escolar – PTE; Programa do Livro – PLI; Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Profissionais da Educação Básica – FUNDEB; Controle Social para conselheiros – CSC; Sistema de Informação sobre Orçamento Público em Educação –SIOPE; Censo Escolar da Educação Básica – Sistema Educacenso.

São disponibilizadas 40 vagas para cada formação e os interessados em participar devem preencher a ficha de pré-matrícula e encaminhar o formulário, devidamente preenchido para o e-mail: fpemaranhao@hotmail.com, até o dia 07/06. Em caso de dúvidas, os interessados poderão procurar a Supervisão de Formação da Secretaria (Rua dos Pinheiros n°15, Qda n° 16, Renascença, São Luís).

Atualmente, o Maranhão está no 4º período de vinculação atendendo 67 turmas, em 31 municípios, totalizando mais de 2 mil cursistas.

Os cursos são ofertados em períodos bimestrais durante todo o ano e ao ingressar nas formações do FPE, o participante irá integrar uma rede de cidadãos que tem o papel fundamental na gestão, no monitoramento e no controle social dos recursos públicos destinados à educação.

O resultado esperado é a melhoria do desempenho dos programas e ações do FNDE em todo território nacional, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).

Destaque nacional

De acordo com o Relatório Estatístico de Atendimento divulgado pelo FNDE, o Maranhão é destaque nacional, estando em 2º lugar no âmbito de atendimento do Programa, ficando abaixo apenas da Bahia. Em 2018, o estado contou com a formação de mais 40 tutores e 120 cursistas.

Ficha de pré-matrícula

Fonte: Seduc
30/05/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI