17/02/2016 10:16 pm

Ação Nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti mobiliza comunidade escolar

 O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), integrará na próxima sexta-feira (19), a ação nacional de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, que será realizada em parceria com os Ministérios da Educação e Saúde. Na ocasião, estarão presentes a Ministra da Igualdade Racial e Direitos Humanos Nilma Lino Gomes, o Governador no Maranhão Flávio Dino e demais autoridades. O enfoque da ação é conscientizar a comunidade escolar, entre professores e alunos das turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Uma das medidas é capacitar alunos do Ensino Médio e professores para que estes se tornem disseminadores no estado.

 A ação acontece em escolas estaduais de São Luís e ainda em outras 18 Unidades Regionais de Educação no Maranhão. A concentração para o evento será na Praça Sete Palmeiras, na Vila Embratel, às 8h.

 A programação começará com caminhadas no entorno das escolas da rede pública estadual de ensino, com a participação de bandas e fanfarras, carros de som e distribuição de panfletos, além de visitação de casas para identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Numa segunda etapa da ação, os alunos receberão incentivo para a produção de vinhetas, peças teatrais, registros fotográficos e demais atividades que favoreçam o protagonismo juvenil no combate ao mosquito.

 A secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, reforçou que a escola é um espaço ideal para replicar a importância de combater o mosquito. “Com esta ação compartilhada da Seduc com outros órgãos envolvidos na ação que ocorrerá dentro do ambiente escolar, o trabalho vai ser replicado de forma mais rápida e eficaz para as famílias dos estudantes e comunidade, aumentando consideravelmente o contingente de pessoas no combate ao mosquito”, frisou.

 Para o secretário adjunto de Projetos Especiais da Seduc, professor Odair José, o dia D no Maranhão será efetivado no intuito de harmonizar e envolver esforços diversos de toda comunidade escolar (estudantes, professores e funcionários). “Temos que realizar a ação em conjunto, na qual as definições das estratégias venham incorporar atitudes e ou comportamentos adequados de toda a sociedade, garantindo a eliminação do vetor para além dos muros das escolas”, avaliou o professor.

 A ação foi pensada pelo Ministério da Saúde diante do crescimento de casos registrados das doenças no Brasil.  No Maranhão, no intuito de evitar as sérias complicações que as epidemias causam à população, a Seduc, SES e demais secretarias estaduais instituíram o Comitê Interinstitucional do Estado para efetivar a ação compartilhada, na qual vem sendo desenvolvido um Plano de Ações de combate ao mosquito.

 O professor Odaír José explicou que a SEDUC, por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais, estará apoiando e incentivando, de forma coordenada, toda área que envolva professores e alunos nas ações de combate ao mosquito. “A Seduc está traçando orientações didáticas para serem ministradas em sala de aula pelos professores, bem como computar como nota, nas disciplinas afins, todas as atividades realizadas pelo alunado, que possibilitem o controle e a orientação do mosquito (vetor) à população escolar, de forma contínua”, disse.

 Antes mesmo da ação no dia D, na perspectiva da importância da Educação na promoção da saúde das pessoas, a Seduc enviou representantes ao Encontro Nacional para o Pacto da Educação Brasileira contra o Zika Vírus, cujo objetivo central foi definir diretrizes para o movimento Nacional de Mobilização e o combate ao mosquito Aedes Aegypti que será realizado nesta sexta-feira (19).

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI