19/02/2016 1:41 pm

Ação nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas acontece nesta sexta-feira, 19

ArD1bZ0K4FUq2wLuWE1HtI4-1hAwhSyqDgEV2rYAS9Af-1024x576

A Ministra da Igualdade Racial e Direitos Humanos, NIlma Lino Gomes, o vice-governador Carlos Brandão, secretários e autoridades na abertura da cerimônia de combate nacional ao mosquito Aedes aegypti nas escolas. Foto: Divulgação

O Governo do Maranhão participa nesta sexta-feira (19) da força tarefa nacional, organizada pelos ministérios da Educação e da Saúde, de combate ao mosquito Aedes aegypti. O público prioritário da ação de mobilização é a comunidade escolar, que levará às ruas, em caminhadas, cartazes, faixas e material educativo quanto às medidas preventivas contra o mosquito. As Secretarias Estaduais de Educação (Seduc) e Saúde (SES) conduzem a ação integrada no âmbito estadual.

A ministra da Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, representará o governo federal na concentração em São Luís. A programação será replicada nas demais 18 unidades regionais de educação do estado. Em São Luís, as atividades já começaram desde às 8h, na Praça Sete Palmeiras, na Vila Embratel. A ação conta ainda com palestras e atividades na sala de aula.

Para a capital, estão previstas ainda incursões dos estudantes às residências do entorno das escolas estaduais, alvo primeiro da mobilização. Assim, os estudantes terão a oportunidade de vistoriar in loco o modo de acomodação de objetos nas casas da vizinhança, alertando os moradores, inclusive, quanto à maneira adequada de dispor objetos e evitar o desenvolvimento do mosquito. Dois mil panfletos, nove mil filipetas e 800 cartazes serão usados como ferramentas de comunicação no contato direto com a população.

Além disso, pais, professores e estudantes também terão como missão serem multiplicadores do que aprenderem sobre medidas práticas – para uso diário – de combate ao transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Durante toda a semana, no interior do estado, as escolas da rede estadual iniciaram a mobilização e incorporaram ações como apresentações teatrais e caminhadas na programação.