23/05/2016 11:18 am

Ação Social movimenta fim de semana no C.E Maria Mônica Vale

Comunidade escolar interage em ação social realizada no Centro de Ensino Maria Mônica Vale, no Vinhais.

Comunidade escolar interage em ação social realizada no Centro de Ensino Maria Mônica Vale, no Vinhais.

 

O fim de semana foi diferente para a comunidade escolar do Centro de Ensino Maria Mônica Vale, localizado no bairro Vinhais. É que no sábado (21), a escola da rede estadual de ensino abriu suas portas para a realização de uma ação social que contou com a participação de pais, alunos, professores, gestores e comunidade vizinha, que de maneira voluntária, trabalhou em prol do próximo.

Com o tema “A Família e a Escola”, a programação iniciou às 8h e durante todo o dia foram desenvolvidas diversas atividades para todos que chegavam ao local para participar do evento. Foram ações de prevenção à saúde, oficinas de artesanato, consultas jurídicas, serviços de beleza, ações terapêuticas e homeopáticas, além de palestras sobre “os desafios de educar os filhos”, “prevenção da violência na família” e “a importância do adolescente na família”, que foram ministradas por professores da escola e outros profissionais voluntários.

O gestor do centro de ensino, Oberdan Sá, destaca que o principal objetivo da ação é levar a família dos alunos para dentro da escola, tornando todos mais integrados. “Assim como a escola não caminha só, a família também precisa do auxílio dela. A educação dos nossos filhos inicia dentro de casa e tem continuidade na escola, por isso fazemos questão que a família esteja sempre aqui, participando, de maneira direta ou indireta, deste processo de educação dos alunos”, disse o diretor, destacando que todo o trabalho desenvolvido durante a ação só foi possível devido o voluntariado de alunos, professores, pais e inúmeros profissionais que se disponibilizaram para contribuir com o evento.

Vitória Régia, estudante do 2º ano da escola, conta que o desenvolvimento da ação possibilita a estudantes e professores uma melhor interação. “Desenvolvemos nossa consciência para o trabalho social e aproxima alunos e professores, trazendo mais harmonia e participação na escola, transformando o ambiente”, contou.

Exposição de artes 

No espaço também foi montada uma exposição de trabalhos artísticos desenvolvidos por alunos da escola, que teve a expressão “Mãe” como temática central. Na sala de aula, que foi transformada em galeria de arte, foram expostos inúmeros desenhos e pinturas feitas por estudantes do 2º ano do centro de ensino.

Isaac Nicolas Lima dos Santos e Eduardo Felipe de Carvalho são dois dos alunos/artistas que tiveram suas obras expostas. Nas paredes da sala, foram afixados desenhos que retratam os laços afetivos e o convívio entre mães e filhos, feitos pelos dois e que surpreendeu os visitantes. “Pensamos neste tema por conta do Dia das Mães. Nas pinturas e desenhos buscamos destacar a expressão e o carinho entre mães e filhos. Primeira vez que expomos nosso trabalho e está sendo muito gratificante ser na escola e ver a reação das pessoas que olham e dizem que está lindo”, disse Isaac.

Doações

Durante toda a ação, uma sala de aula funcionou como um ponto de coleta e distribuição de doações arrecadadas pela comunidade escolar. No espaço, livros, roupas, sapatos, brinquedos, Cd’s e alimentos não perecíveis eram doados por quem visitava a ação, para serem distribuídos.

 

 

 

 

 

Fonte: Seduc
Texto: Luana Muriella
Fotos/Lauro Vasconcelos

 

 

 

 

 

 

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI