23/05/2016 11:18 am

Ação Social movimenta fim de semana no C.E Maria Mônica Vale

Comunidade escolar interage em ação social realizada no Centro de Ensino Maria Mônica Vale, no Vinhais.

O fim de semana foi diferente para a comunidade escolar do Centro de Ensino Maria Mônica Vale, localizado no bairro Vinhais. É que no sábado (21), a escola da rede estadual de ensino abriu suas portas para a realização de uma ação social que contou com a participação de pais, alunos, professores, gestores e comunidade vizinha, que de maneira voluntária, trabalhou em prol do próximo.

Com o tema “A Família e a Escola”, a programação iniciou às 8h e durante todo o dia foram desenvolvidas diversas atividades para todos que chegavam ao local para participar do evento. Foram ações de prevenção à saúde, oficinas de artesanato, consultas jurídicas, serviços de beleza, ações terapêuticas e homeopáticas, além de palestras sobre “os desafios de educar os filhos”, “prevenção da violência na família” e “a importância do adolescente na família”, que foram ministradas por professores da escola e outros profissionais voluntários.

O gestor do centro de ensino, Oberdan Sá, destaca que o principal objetivo da ação é levar a família dos alunos para dentro da escola, tornando todos mais integrados. “Assim como a escola não caminha só, a família também precisa do auxílio dela. A educação dos nossos filhos inicia dentro de casa e tem continuidade na escola, por isso fazemos questão que a família esteja sempre aqui, participando, de maneira direta ou indireta, deste processo de educação dos alunos”, disse o diretor, destacando que todo o trabalho desenvolvido durante a ação só foi possível devido o voluntariado de alunos, professores, pais e inúmeros profissionais que se disponibilizaram para contribuir com o evento.

Vitória Régia, estudante do 2º ano da escola, conta que o desenvolvimento da ação possibilita a estudantes e professores uma melhor interação. “Desenvolvemos nossa consciência para o trabalho social e aproxima alunos e professores, trazendo mais harmonia e participação na escola, transformando o ambiente”, contou.

Exposição de artes

No espaço também foi montada uma exposição de trabalhos artísticos desenvolvidos por alunos da escola, que teve a expressão “Mãe” como temática central. Na sala de aula, que foi transformada em galeria de arte, foram expostos inúmeros desenhos e pinturas feitas por estudantes do 2º ano do centro de ensino.

Isaac Nicolas Lima dos Santos e Eduardo Felipe de Carvalho são dois dos alunos/artistas que tiveram suas obras expostas. Nas paredes da sala, foram afixados desenhos que retratam os laços afetivos e o convívio entre mães e filhos, feitos pelos dois e que surpreendeu os visitantes. “Pensamos neste tema por conta do Dia das Mães. Nas pinturas e desenhos buscamos destacar a expressão e o carinho entre mães e filhos. Primeira vez que expomos nosso trabalho e está sendo muito gratificante ser na escola e ver a reação das pessoas que olham e dizem que está lindo”, disse Isaac.

Doações

Durante toda a ação, uma sala de aula funcionou como um ponto de coleta e distribuição de doações arrecadadas pela comunidade escolar. No espaço, livros, roupas, sapatos, brinquedos, Cd’s e alimentos não perecíveis eram doados por quem visitava a ação, para serem distribuídos.

Texto: Luana Muriella
Fotos/Lauro Vasconcelos