28/10/2020 10:20 am

“Altamira do Maranhão recebe hoje um de seus maiores prêmios”, disse gestora do Centro de Ensino reformado e entregue pelo Governo

O Centro de Ensino Gonçalves Dias, referência no ensino da cidade de Altamira do Maranhão, não passava por nenhuma intervenção estrutural há mais de 30 anos. Mas agora a realidade mudou. A escola foi completamente reformada pelo Governo do Estado e entregue para a comunidade nesta terça-feira (27).

O prédio escolar, que já funcionou Ensino Fundamental e hoje é dedicado aos estudantes do Ensino Médio do município, apresentava problemas em sua estrutura, como explica a estudante da 3ª série, Vanessa dos Santos da Silva.

“Nós estudantes sofríamos bastante. Aqui não podia chover que alagava tudo. Não tinha passarela, entrava água nas salas, tinha goteiras. Isso ano após ano, no verão o problema era o calor. A gente sofria com as salas escuras e ‘calorentas’, afirmou Vanessa.

Os banheiros também eram motivos de reclamações para a estudante Milena Chagas, da 3ª série. “A pior parte da escola antes da reforma eram os banheiros. Era tudo muito sujo, não tinha espelhos ‘pra gente’ se olhar. Hoje, não, os banheiros estão do jeito que a gente sonhou”, ressaltou.

Além da reforma e climatização das salas, cozinha, banheiros e pátio, a escola que atende 199 estudantes, foi ampliada com laboratório de ciências, biblioteca, sala dos professores, sala de informática, passarela e a tão sonhada quadra de esportes.

Para a ex-aluna do CE Gonçalves Dias e atualmente professora de Biologia, Flávia Ribeiro, os laboratórios ajudarão nas aulas práticas dos estudantes.

“Para nós professores e para os nossos alunos é muito importante termos um laboratório de ciências tão completo. Dessa forma, eles poderão associar a teoria à prática e obter cada vez mais conhecimento. Estamos muito felizes”, destacou a professora Flávia. Maria Luciene dos Reis também foi aluna e hoje é professora de Português e gestora do Centro de Ensino. Ela expressa a felicidade em ver a escola com tantos espaços educacionais adequados para os estudantes altamirenses.

“Hoje é um dia de extrema felicidade. Hoje, Altamira recebe um de seus maiores prêmios. Agradeço em nome dos estudantes, professores, ex-professores e de todos os altamirenses a nossa tão sonhada reforma do Gonçalves Dias. Muito obrigada, secretário Felipe e governador Flávio Dino”, comemorou a gestora conhecida como professora Ena.

A entrega contou com a presença de autoridades locais, do prefeito Dr. Ricardo, do secretário da Sedihpop, Francisco Gonçalves e secretário da Educação, Felipe Camarão.

“Há cerca de 3 anos, nós viemos a Altamira e firmamos o compromisso com a população de entregar a Gonçalves Dias reformada. Já são mais de mil escolas reformadas, construídas e revitalizadas. Daqui iremos a Brejo de Areia, que é a única cidade da Unidade Regional de Bacabal, sem prédio próprio para o Ensino Médio. Sou muito grato por estar aqui hoje, entregando a escola no momento certo, pois iremos concluir esse ano de forma remota, mas as atividades facultativas e voluntárias estão liberadas. O importante é que hoje a escola está bonita e entregue. A escola digna não é nossa, ela é do povo do Maranhão, feita de gente “, destacou o secretário Felipe Camarão.

“Gostaria de externar a minha gratidão pelo governador Flávio Dino. Não foi somente uma reforma, mas uma escola com qualidade para que os professores possam lecionar e as crianças possam aprender nesse município”, declarou o prefeito de Altamira, Dr. Ricardo.

“Estou acompanhando Felipe em um mutirão de inaugurações de escolas. Fico muito feliz de participar de eventos como esse, porque o Programa Escola Digna é o maior investimento público no Brasil voltado para crianças e adolescentes. A grande obra do governador Flávio Dino são as escolas”, ressaltou o secretário Francisco Gonçalves.

Início de obra da 1ª escola de Ensino Médio em Brejo de Areia

Após a inauguração em Altamira do Maranhão, o secretário Felipe Camarão, acompanhado do secretário Francisco Gonçalves acompanharam o início da construção primeira escola de Ensino Médio do município de Brejo de Areia.

O prédio próprio será construído em terreno doado pela prefeitura, com investimentos na ordem de R$ 1.499.146,67, e terá seis salas de aula climatizadas, além de laboratório de informática, biblioteca, diretoria, secretaria, sala de professores, cozinha, depósito, banheiros adaptados, entre outros espaços.

Para o secretário Felipe Camarão, esse é um momento histórico para o município e também para a educação. “Brejo de Areia espera há muito tempo por essa obra que damos início hoje, a sua primeira escola de Ensino Médio com prédio próprio. E gostaríamos de dar o nome da escola em homenagem a nossa querida gestora de Bacabal, Iraide da Silva Martins, falecida neste ano em decorrência da Covid-19. Uma guerreira da educação que muito nos ajudou ao longo dos anos. Se Deus quiser voltaremos para inaugurar essa bela escola daqui a 6 meses”, concluiu Felipe Camarão.

Fotos na galeria

Fonte: Seduc