6/06/2022 4:57 pm

Alto Alegre Pindaré ganha Unidade Plena do IEMA

Secretária Leuzinete Pereira da Silva assina Ordem de Serviço em ato com o secretário Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, e o prefeito Fufuca Dantas

O município de Alto Alegre do Pindaré ganhará uma Unidade Plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), com a oferta de ensino médio integrado à educação profissional para jovens da região. Por determinação do governador Carlos Brandão, a assinatura da Ordem de Serviço que possibilitará a ampliação e adequação do prédio da Unidade Vocacional na cidade para se transformar em Unidade Plena ocorreu na manhã desta segunda-feira (6).

Participaram do ato de assinatura o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva; o subsecretário de Educação, Márcio Machado; o diretor geral do IEMA, Alex Oliveira; o deputado federal André Fufuca; e o prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas.

A Ordem de Serviço contempla a construção de três laboratórios da base técnica para os cursos em funcionamento, construção de laboratório de informática e construção de biblioteca. O IEMA Pleno atende 120 alunos nos três cursos na primeira série do Ensino Médio, podendo atender até 360 alunos, quando completado o ciclo formativo do ensino médio em três anos. Os cursos técnicos presenciais de nível médio em tempo integral são Climatização e Refrigeração, Zootecnia e Vulcanização.

“Foi uma indicação do prefeito Fufuca e do deputado André Fufuca, e um compromisso do governador Carlos Brandão, que está sendo cumprido para atender toda aquela microrregião com uma escola de excepcional qualidade, que além de dar a formação na educação vai também encaminhar profissionalmente a juventude daquela região”, destacou o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira.

A secretária Leuzinete Pereira da Silva reforçou que o governador Carlos Brandão deixou evidente desde o seu discurso de posse que a educação é prioridade. “Esse é mais um compromisso do governador Carlos Brandão com a educação dos maranhenses, principalmente com os estudantes da região do Pindaré. Trabalharemos ainda mais para dar continuidade e avançarmos em ações com foco na aprendizagem dos maranhenses”, pontuou.

“Nós somos um município que, potencialmente, talvez seja o melhor localizado na ferrovia, pois temos acima o Carajás e abaixo o Porto do Itaqui. Então, economicamente, no período que a gente vive hoje em relação a emprego e renda, esse IEMA Pleno será de grande valia, porque nós vamos ter um leque muito grande de geração de renda e de emprego para os jovens do nosso município”, ressaltou o prefeito Fufuca Dantas.

O deputado federal André Fufuca agradeceu pelo atendimento de uma indicação sua para o município. “Nossa cidade ousa ser diferente na educação. Já somos o primeiro município do Maranhão com 40% de sua rede com escolas em tempo integral. Foi uma demanda, um compromisso do então vice-governador na época. Nossas palavras são de gratidão, porque a gente acredita que o Maranhão está caminhando no caminho certo”, enfatizou.

O diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira, ressaltou que o governador Carlos Brandão compreendeu que Alto Alegre do Pindaré tem um potencial com a oferta do ensino médio integrado à educação profissional. “A decisão do governador Carlos Brandão vai possibilitar que nós tenhamos três cursos técnicos profissionalizantes voltados para a realidade do município. É a oportunidade de esse jovem não só participar de um ensino profissionalizante em tempo integral, onde ele chega às 7 horas e sai às 17 horas da escola, mas também de fazer um curso técnico de nível médio, o que é muito importante para a sua formação, porque abre muitas portas, transforma vidas, e é isso que o governador Brandão deseja para o Maranhão, e nós vamos efetivar”, concluiu.

Fotos: João Aroucha
06/06/2022