5/10/2016 1:01 pm

Aluno da Rede Pública Estadual participa em Brasília do PJB 2016

FOTO 2

O Estado do Maranhão foi muito bem representado no PJB 2016

Os estudantes Maranhenses Arão Mota, do IFMA, de São Luís; Victor Choucino, do Colégio Adventista, de São Luís; e Jailson Soares da Silva, do CE Nova Vitória, escola da Rede Estadual de Ensino, na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) participaram, de 26 a 30/09, em Brasília da Jornada Parlamentar na Câmara dos Deputados, com uma vasta programação dentro do projeto Parlamento Jovem Brasileiro (PJB-2016).

O programa possibilita aos estudantes a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar, com diplomação, posse e exercício do mandato. Setenta e oito jovens de todo o país participaram da jornada. “O programa também visa estimular nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular”, relata a coordenadora Estadual do PJB, Rose Carvalho.

FOTO 1

Aluno Jailson Soares da Silva (CE Nova Vitória) participa do PJB 2016, na Câmara dos Deputados, em Brasília

O trabalho das Comissões e a Sessão Plenária foram transmitidos via internet, onde foi possível acompanhar a atuação dos jovens deputados e as discussões da 13ª edição do PJB. Os jovens parlamentares tomaram posse no plenário da Câmara dos Deputados. Os deputados Lobbe Neto (PSDB-SP) e Izalci Lucas (PSDB-DF), participaram de sessão solene, onde Jailson Soares da Silva, estudante da 3ª Série/Ensino Médio, do CE Nova Vitória, defendeu sua proposição. “A minha proposição dispõe sobre a obrigatoriedade da gratuidade e isenção do transporte público para acompanhante de paciente com doenças renais crônicas”.

“Foi uma experiência grandiosa que o aluno Jailson Soares da Silva nunca irá esquecer, principalmente porque representou muito bem as escolas públicas estaduais do Maranhão. Parabéns ao estudante Jailson, ao professor orientador Jeová Pereira da Silva, ao CE Nova Vitória, na pessoa da gestora Francisca Célia Chaves Sá Rocha, e à SEDUC, na pessoa do Secretário Felipe Camarão, que através do Governo do Estado possibilitou a ida a Brasília desses três jovens, concretizando esse grande sonho”, destacou a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Professora /Drª, Orleane Evangelista de Santana.

O retorno do aluno a Imperatriz foi marcado por muita festa por parte dos colegas de sala, professores e familiares. “Com muito carinho preparamos uma calorosa acolhida ao nosso parlamentar jovem, que teve uma excelente atuação em Brasília. Por isso, estamos em festa e vamos celebrar este importante momento, para a nossa escola e para o nosso Jailson, que descortina seus sonhos e se lança a um novo aprendizado”, afirma a gestora escolar do CE Nova Vitória, professora Francisca Célia Chaves Sá Rocha.

FOTO 3

Família, colegas e professores recepcionam o aluno Jailson Soares no aeroporto

Fonte: Seduc
Texto: Cida Marcocine/ URE ITZ
Fotos/Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI