Estudantes da rede estadual de ensino participaram do XXI Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate) entre os dia 20 (segunda-feira) e 25 (sábado) em São Luís.
O objetivo do festival é incentivar a prática teatral no meio estudantil através da apresentação de espetáculos com gêneros e temáticas diversificados. E ao mesmo tempo serve como espaço para divulgação dos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores nas escolas.
No XXI Femate as montagens foram voltadas para a dramaturgia maranhense, nacional e estrangeira e a valorização de autores do clássico ao contemporâneo, revitalizando e incentivando os novos talentos.
O festival teve como palco o Teatro do Centro de Ensino Benedito Leite, recentemente reformada pelo governo.
Estudantes do Cento de Ensino Y Bacanga, do Anjo da Guarda apresentaram, no Teatro do Centro de Ensino Benedito Leite ( Escola Modelo), dois espetáculos teatrais: “Sonho de uma noite de verão” , baseado na obra do escritor inglês Willian Shakespeare, que foi encenado pelos alunos do 5º ao 9º Ensino Fundamental, e “Mamãe roubou um banco”, baseado na obra do brasileiro Ronaldo Sá, com os alunos do 1º ao 3º do Ensino Médio. A adaptação foi do professor Marcos Japi.
“Foram vários meses nos preparando para esse dia, com muitos ensaios de segunda a sábado, algumas dificuldades, e principalmente, com muita vontade de fazer, com espirito de superação e envolvimento dos nossos alunos. Valeu muito a pena todo esse forço, porque o resultado no palco foi muito bom”, disse o Marcos Japi, professor de artes da escola.
Já os alunos do C.E. Benedito Leite apresentaram a peça “Morte e Vida Severina”, baseada em um dos maiores clássicos da literatura brasileira, escrito pelo Poeta Pernambucano João Cabral de Melo Neto.
O roteiro é adaptação do professor de Arte, ator e diretor, Domingos Elias Tourinho.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI