14/11/2016 6:16 pm

Alunos da Rede Pública Estadual foram premiados com medalha em festival de robótica em Brasília

A equipe Craft Robótica, formada por estudantes maranhenses da rede pública de ensino, conquistou o 3° lugar no Festival FLL de Robótica, na Olimpíada do Conhecimento 2016, que foi realizada em Brasília, de 10 a 13 de novembro. Nesta quarta-feira (16), a equipe estará disponível para conversar com a imprensa, falar dos projetos e da experiência em participar da Olimpíada do Conhecimento, a partir das 9h, no auditório da Seduc.

Formada por estudantes do Centro de Ensino Bem Ony (Arame), Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena (Barra do Corda) e Dom Marcelino de Milão (Barra do Corda), a equipe maranhense conquistou medalha de bronze na modalidade Desafio de Robô, que é um dos três desafios da competição.

Ao todo, sete estudantes e cinco professores maranhenses participaram da Olimpíada do Conhecimento. Eles também concorreram na categoria projeto de pesquisa com o protótipo Tata-Cuhy, que trata sobre a vulnerabilidade do tamanduá-bandeira diante das queimadas nas reservas indígenas Canelas e Guajajaras nas cidades de Fernando Falcão e Arame.

O protótipo de alerta de incêndio faz parte do projeto de robótica da escola “Tecnoindios” do Centro de Ensino Dom Marcelino de Milão. Um dos objetivos do projeto é levar a tecnologia da área de robótica para ajudar os indígenas a resolver um problema crônico da região: as queimadas, que matam os animais das reservas. O protótipo do robô será feito através da ferramenta Arduino, uma plataforma de computação.

A Olimpíada do Conhecimento é promovida pelo Senai Nacional e Confederação Nacional da Indústria (CNI) sendo a maior competição da educação profissional das Américas, com desafios por equipe e individuais, Festival de Robótica, além de outras competições paralelas. Neste ano, pela primeira vez, além das equipes do ‘Sistema S’ (SESI e Senai), o Senai de cada estado pôde levar uma equipe da rede pública de ensino para participar da competição de Robótica.

O QUÊ: Coletiva com alunos e professores premiados em evento de robótica.

QUANDO: Nesta quarta-feira (16), das 9h às 10h.

ONDE: No auditório da Seduc, R. Condé D’eu, 140 – Monte Castelo, São Luís – MA, 65030-330

CONTATO: 3221-8546 (Ascom – Seduc).