11/07/2016 7:29 pm

Alunos do C.E Estado do Acre, em Axixá, aprovam nova estrutura do ambiente escolar

Solenidade de entrega do Centro de Ensino Estado do Ceará, em Axixá

Solenidade de entrega do Centro de Ensino Estado do Acre, em Axixá

Os 714 alunos do Ensino Médio do Centro de Ensino Estado do Acre, em Axixá, passarão a estudar em salas de aula climatizadas. Com investimento de R$ 1.206.974,95, a unidade escolar foi completamente reformada por meio do Programa ‘Escola Digna’, do Governo do Estado, resolvendo o problema histórico da exposição ao calor excessivo da escola. A unidade, que funciona nos três turnos, atende estudantes da zona rural e urbana, totalizando 22 comunidades, e estudantes da cidade de Morros.

Camila e Elton Santos Silva, de 15 e 16 anos, estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, respectivamente, já testaram e aprovaram o novo ambiente climatizado de aula, com menos ruído externo por conta do novo forro e janelas. “A sala de aula era muito abafada. Atrapalhava a concentração e o rendimento”, explica Camila Santos.

Os estudantes ressaltam a importância da escola para família. “Dos meus cinco irmãos, dois concluíram o Ensino Médio aqui nessa mesma escola que estou matriculada com meu irmão Elton”, disse Camila Santos. A nova realidade da unidade escolar é bem diferente. “A escola ficou muito bonita, sem paredes sujas, com banheiros reformados e com forro no teto. É preciso agora conservar”, explicou Elton Santos Silva, de 16 anos, lembrando que o cuidado diário com a escola é responsabilidade de todos.

Centro de Ensino Estado do Ceará, em Axixá

Centro de Ensino Estado do Acre, em Axixá

Mais mobilidade

Após a reforma, a escola tem condições de receber alunos cadeirantes ou com mobilidade reduzida. O mesmo em relação aos professores e funcionários. A professora de Língua Portuguesa e Inglês e ex-aluna da escola, Jacilene Campos, comemorou a reforma total da escola. Para ela, a instalação da rampa e barras de proteção assegura o direito de todos. “Após um acidente, preciso da ajuda de muletas. É muito importante presenciar a mudança da escola”, disse Jacilene Campos.

Transformação

No total, 10 escolas localizadas nos municípios de Axixá, Caxias, Codó, Itapecuru, Matinha, Riachão, Timbiras e São Luís foram entregues no último sábado (9), totalizando 6.254 alunos beneficiados. O investimento da reforma foi de R$ 10,5 milhões. Durante a inauguração em Axixá, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, representando o governador Flávio Dino, ressaltou o papel e a importância da educação para o Governo do Maranhão.

“O nosso compromisso, hoje, é com a transformação do nosso estado. O governo Flávio Dino pensa em quem mais precisa. Nossos estudantes e professores querem que esta unidade de ensino médio possa abrir portas para sonhos maiores de toda população de nosso estado. Que nossos alunos possam saber que no C.E Estado do Acre, aqui em Axixá, iniciarão o primeiro passo para sonhos imensos e transformadores. É assim que a gente muda a cidade e um estado”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Sala climatizada no Centro de Ensino Estado do Ceará, em Axixá

Sala climatizada no Centro de Ensino Estado do Acre, em Axixá

A gestora geral do Centro de Ensino Estado do Acre, Josieth de Jesus Protázio, agradeceu ao governador Flávio Dino, representado pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e toda equipe das Secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e Educação (Seduc), por oferecer uma característica inovadora ao ambiente de ensino e aprendizado da escola. “A reforma atendeu aos nossos anseios e é uma demonstração de respeito aos estudantes, professores, funcionários e demais cidadãos do nosso Estado”, disse.

Também participaram da solenidade o secretário adjunto de Educação, Ismael Cardoso, representando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a subsecretária de Saúde, Karla Trindade, professores e alunos da escola, além moradores do município.

Reforma

Com a reforma pelo programa ‘Escola Digna’, do Governo do Estado, professores, estudantes e visitantes contam com uma rampa de acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Camila e Elton Santos Silva, de 15 e 16 anos, estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, respectivamente, já testaram e aprovaram o novo ambiente climatizado.

Camila e Elton Santos Silva, de 15 e 16 anos, estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, respectivamente, já testaram e aprovaram o novo ambiente climatizado.

Na unidade, as salas receberam substituição total da rede elétrica e hidráulica. Foram realizados serviços de pintura, limpeza dos pisos, instalação de novos quadros, reformas dos 11 banheiros e dos laboratórios de informática e ciências, substituição da subestação de energia elétrica e caixa d’água, inserção de portões de emergência, lixamento e polimento do piso, troca de portas e luminárias, instalação de novas janelas e basculantes, barras em cerâmica com acabamento em madeira, além de ventiladores das dependências administrativas.

A escola possui, além das nove salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, matemática e ciências (química, física e biologia), sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de multimídia, diretoria com banheiro, secretaria, cantina, 11 banheiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência e dois pátios cobertos.

Fonte: SES
Texto: Andréa Gonçalves
Fotos/Francisco Campos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI