‘Enfim formados!’ Foi com muita felicidade e precaução, que nesta quarta-feira (20), o Centro Educa Mais João Francisco Lisboa (CEJOL), escola da rede pública estadual, comemorou o dia mais esperado por dezenas de jovens: a formatura dos jovens estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que aconteceu na própria unidade de ensino, com todos os cuidados necessários, participações e homenagens.
O evento, fruto de um grande trabalho desenvolvido pelos profissionais de educação do Centro Educa Mais Cejol, foi reconhecido pelos jovens alunos que compuseram o último ano do ensino médio. Ao todo, formaram estudantes de 5 turmas da 3ª série, mas devido às medidas de segurança, o evento contou somente com a metade dos alunos, pais ou responsáveis.
Duas das homenageadas foram as professoras de Língua Espanhola e Projeto de Vida, Lizzyane Gabriele Rodrigues, e de Matemática, Ângela Maria Alvares Praga, que faleceram em 2020. O momento foi marcado por muita emoção e os estudantes relembraram do carinho e dos ensinamentos das educadoras.
A cerimônia contou com a participação do secretário Adjunto de Educação profissional e integral, André Bello, que falou um pouco da felicidade em ver que o modelo de educação de tempo integral está dando certo na vida dos jovens e o quanto os alunos se esforçaram em dar seu melhor para que a educação do Maranhão prosseguisse, mesmo em um momento tão delicado.
“Hoje é um dia muito especial, nós estamos na formatura dos alunos do ‘Educa Mais Cejol’, os primeiros estudantes que iniciaram em 2018 no modelo integral e agora se formam. Isso é uma confirmação de que o projeto de construção das escolas integrais do governador Flavio Dino está dando certo. Nós temos atualmente mais de 22 mil alunos na rede, e os primeiros alunos que iniciaram há três anos estão se formando e preparados, e dessa forma vamos avançando gradualmente no desenvolvimento da cidade de São Luís e também de todo o estado”, destacou.
A formatura também contou com a “Abertura da Cápsula do Tempo”, onde há 3 anos os estudantes idealizaram e escreveram em uma carta, seus projetos de vida, mensagem de carinho e idealização do futuro como pessoa e profissional.
A jovem Clara Bianca Pereira Alves relembra como foi estudar ao longo desses tempos em uma escola de tempo integral e de como o modelo ajudou a crescer e se tornar uma jovem protagonista autônoma, competente e solidária.
“O modelo nos ensinou muito mais do que ser bons alunos, mas pessoas competentes e protagonistas das nossas vidas, e nesse fim, que não é um fim e sim um novo começo, eu sigo ‘pro mundo’, não exatamente no que eu aprendi em Matemática e Português, mas no que aprendi em ser uma pessoa melhor e nesse momento de formatura, a sensação que eu tenho é de saudade e muita felicidade pelo que foi todos esses três anos, por tudo que vivemos de alegria e choro”, relatou emocionada.
“Eu vivo de um sonho realizado que nós cultivamos ao longo dos quatro anos. Vê-los hoje, protagonistas da sua história, ultrapassando o hiato gigantesco que foi o ano de 2020, eles se superaram grandemente. Hoje eu me sinto realizada com os sonhos deles sendo realizados e, com a certeza de que ao encaminhá-los para a condução da sua vida, eles serão enormemente felizes, porque são realmente competentes e solidários”, complementou a Gestora geral, Regina Silva Pereira.
“Hoje é um dia de muita alegria, nós estamos aqui comemorando a formatura de tantos jovens do Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, representando todos os ‘Educa Mais’ implementados em nosso estado. Hoje vemos o fechamento de um ciclo de implementação de ensino médio em tempo integral, com tantos jovens aguerridos e com um futuro brilhante pela frente, com um novo olhar. Participar desse momento tão vitorioso com a equipe do Cejol, está sendo uma honra e esse modelo está sendo um grande diferencial da educação do nosso estado”, concluiu a supervisora dos Centros Educa Mais, Raquel Melo.
Texto: Matheus Sthwart
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI