20/04/2016 7:33 pm

Alunos do Colégio Militar Tiradentes com melhor rendimento em 2015 são premiados

Aluna recebeu das mãos das autoridades certificação ‘Aluno Nota 10’

Aluna recebeu das mãos das autoridades certificação ‘Aluno Nota 10’

Vinte estudantes do Colégio Militar Tiradentes I (CMT) que apresentaram maior rendimento em 2015 foram premiados nesta quarta-feira (20) com a certificação ‘Aluno Nota 10’, no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A solenidade militar também marcou o ingresso oficial dos 305 novos estudantes do CMT, aprovados no seletivo de 2016, que participaram do rito de ‘Entrega da Boina’.

 Os primeiros estudantes de maior média anual receberam – além da certificação – tablets e distintivos em reconhecimento à alta performance. Premiado por cinco vezes ao longo da carreira estudantil, Gabriel Torres da Silva, de 18 anos, cursa o terceiro ano do Ensino Médio e pretende cursar Medicina. Há sete anos no Colégio Militar Tiradentes, Gabriel conta que vê na disciplina da escola uma das ferramentas para a qualidade educacional. Ele garante que o reconhecimento reiterado de seu empenho não o deixa acomodado; pelo contrário, a premiação o incentiva a se esmerar progressivamente.

 “Muitas vezes a gente pensa que está acostumado com a premiação, mas é sempre um gosto diferente. Todo ano é uma expectativa nova, uma alegria nova. Nos traz motivação, porque gera um espírito de competição saudável, em que se busca estudar mais, se dedicar mais, e assim alcançar os primeiros lugares”, disse Gabriel.  

 Os secretários estaduais de Educação e Segurança Pública, Felipe Camarão e Jefferson Portela, respectivamente, entregaram a premiação aos estudantes. Para Camarão, os colégios militares agregam a expertise dos profissionais da educação e elementos eficazes da disciplina militar, demonstrando o engajamento do Governo do Maranhão na formação integral dos jovens.

 “Os colégios militares são mantidos em parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação e de Segurança, com médias altíssimas, alto índice de aprovação no vestibular. A forma de entrada é feita por seleção e a continuidade é uma marca. Cada vez mais se sentem impulsionados a progredir, a se tornarem melhores. A gestão é militar e civil – com professores estaduais e a disciplina e hierarquia militar. Isso mostra a unidade e a articulação do Governo do Maranhão”, comenta. O diretor de Ensino da PMMA, coronel Roberto dos Santos Silva, também destacou o valor das parcerias para o alto rendimento das escolas militares. “Nas parcerias, nessa corrente, garantimos que os alunos continuem a ter qualidade no ensino”, disse.

 Formação com valores

 Segundo o secretário Jefferson Portela, a formação diferenciada incide positivamente no comportamento dos jovens e, consequentemente, na configuração social e dentro do espaço familiar. “A gente ajusta a sociedade regulando a vida das pessoas, do ponto de vista do fortalecimento individual, para que o coletivo seja forte. E estes jovens aqui, com as noções de conhecimento das disciplinas que têm, mas também da formação de cidadão, para que tenham comportamento exemplar, geram tranquilidade para suas famílias e para a sociedade”, explicou Portela.

 O comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Frederico Pereira, reforça que o papel dos colégios militares é repassar valores aos estudantes, dentre os quais noção de cidadania, convivência e compromisso social. “Essa é a contribuição da Polícia Militar para a formação dos jovens, com um viés voltado para nossa cultura, no sentido de transmitir os valores de patriotismo, valores morais, éticos. Quando um jovem tem esses valores entranhados na sua alma, isso funciona como um escudo para protegê-lo”, reiterou o comandante da PMMA.

Entrega de boinas

 Os 305 estudantes aprovados no seletivo do Colégio Militar para este ano superaram a concorrência com outros cerca de 2 mil inscritos. Durante o evento, os estudantes proferiram o juramento de ingresso ao Colégio Militar e, posteriormente, receberam dos padrinhos – representantes das famílias – a boina, acessório é essencial na identificação do aluno. A partir disso, os recém-ingressos ao Colégio Militar oficializam a representação de uma instituição militar e formalizam uma aliança e relação de mutualidade de compromissos. “A boina tem uma simbologia que é a ligação entre o aluno e o Colégio Militar”, detalha o diretor do Colégio Militar Tiradentes I, major Pedro Brandão.

 Luciane Alves da Silva, mãe de Kalil da Silva Moraes, manifestou orgulho pela performance do filho, primeiro colocado no seletivo na categoria Dependente de Militar. “A participação dele foi ótima. O Colégio Militar tem disciplina e bons resultados, acredito que ele futuramente vá ser um oficial. Acredito que o Colégio Militar é melhor que muitos colégios particulares aqui em São Luís”.

 Ao concluir o Ensino Médio, Kalil pretende cursar Direito e vê na escola uma oportunidade de crescimento. Segundo ele, o dia especial foi uma coroação do esforço coletivo, que começou desde os treinos para os ritos da apresentação nos moldes militares. “É uma experiência incrível, porque trabalhamos muito duro para essa apresentação e agora vejo como valeu a pena. Me sinto muito orgulhoso”, emociona-se.

 Além dos secretários estaduais e do comando da Polícia Militar do Maranhão, a cerimônia contou com a participação de militares, diretores, professores e familiares de alunos.

Durante cerimônia de premiação dos alunos marcaram presença o secretário Jefferson Portela, secretário de Educação, Felipe Camarão, e o comandante da PM, coronel Pereira

Durante cerimônia de premiação dos alunos marcaram presença o secretário Jefferson Portela, secretário de Educação, Felipe Camarão, e o comandante da PM, coronel Pereira

 

 

 

 

Fonte: Secap
Texto: Carolina Nahuz

Fotos/Handson Chagas

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI