31/03/2020 6:43 pm

Alunos do IEMA são selecionados no Projeto Nacional “Transvê”

Dez alunos da unidade plena Itaqui-Bacanga do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foram selecionados no edital “Mande Poemas 2020” do Projeto Nacional “Transvê”. Os poemas selecionados serão compartilhados pelas cidades que receberão a Intervenção Poética Nacional II, em comemoração ao aniversário de seis anos do projeto, que tem como tema: “Poesia em Encontro”.

Segundo a professora de Língua Portuguesa da unidade plena Itaqui-Bacanga, Marília Daniella, o estímulo a leitura na rotina escolar tem motivado os alunos a participarem de competições literárias. “Incentivar os alunos é um ato de valorização das produções dos nossos estudantes. Através dos poemas deles, foi possível perceber uma grande capacidade em se expressarem através dos versos. E o mais incrível, é que além de termos os alunos que já têm esse dom de escrever poemas, estamos percebendo que outros, estão se descobrindo como escritores. Eles estão percebendo que, à medida que querem escrever, assistem às aulas de produção textual, eles estão conseguindo fazer algo que nem imaginavam que fariam”, contou a professora reiterando que além da “Transvê”, os alunos devem participar de outros concursos de produções literárias.

“Já estava realizando oficinas de textos na escola para competições e concursos. Nossos alunos terão seus poemas expostos nessa “Intervenção Poética”, que será realizado em todas as 160 cidades, de 25 Estados brasileiros que realizaram os cadastros”, reiterou.

Para a estudante Vitória Gabriela, do curso técnico Informática para Internet da unidade plena Itaqui-Bacanga, ter seus poemas selecionados no Edital é motivo de muito orgulho e representa a descoberta de um talento. “Acredito que o conteúdo apresentado nos poemas possa despertar em cada leitor uma motivação para liberar o escritor que cada um guarda dentro de si. Os meus poemas retratam os sentimentos vividos. Tivemos algumas perdas de professores bem queridos da nossa unidade e decidimos escrever, colocar para fora os sentimentos. Outros poemas foram feitos para homenagear pessoas e também temáticas do mundo que vivemos hoje, e questões do dia a dia”, explicou.

Vitória contou, ainda, que essa conquista tem grande significado para sua trajetória acadêmica. “Desde que entrei no IEMA percebi os benefícios da metodologia da escola. Os professores desde o início apostaram nos meus sonhos e me ajudaram a lutar por eles e com esses incentivos estou conseguindo concretizar meu projeto de vida”, concluiu.

A intervenção compreende uma exposição de poemas de todo território brasileiro, incluindo dos alunos do IEMA. Em São Luís, a ação será realizada nas comunidades que ficam localizadas no entorno da unidade Itaqui-Bacanga, após o período de quarentena proposto pelas autoridades em combate ao COVID-19 (Coronavírus).

Fonte: IEMA
Texto: Cintia Sá
31/03/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI