2/03/2017 10:07 am

Alunos e professores estão na expectativa para início das aulas nos Centros de Educação Integral do Estado

frente

Fachada do Centro de Educação Integral Cidade de São José de Ribamar – CAIC. (Foto: Karlos Geromy)

“O sentimento é de gratidão! Primeiramente a Deus e depois ao governador Flávio Dino que teve essa iniciativa de trazer esse projeto e reformar a nossa escola. Doía no coração ver essa escola desprezada. Agora, a gente vê o prédio reconstruído e, principalmente, vê que a nossa escola é parte de um projeto grandioso, que é a Educação Integral. Aqui temos um divisor de águas na história dessa escola, dos nossos alunos e dessa comunidade. Estamos na expectativa para iniciar as aulas na escola da escolha”. O depoimento carregado de gratidão é de Fábio Rocha, professor de matemática do Centro de Educação Integral Cidade de São José de Ribamar – CAIC, inaugurado nesta quinta-feira (23), após passar por um primoroso trabalho de recuperação de sua estrutura física.

Prof. Fábio

Fábio Rocha, professor de matemática do CAIC de São José de Ribamar. (Foto: Lauro Vasconcelos/Seduc)

Além de ser professor da escola, Fábio tem uma relação muito próxima, pois estudou no CAIC São José de Ribamar desde a sua fundação, em 1994. Após se formar em matemática, fez concurso e retornou para o Centro de Ensino para ser professor e contribuir com a formação de novos ribamarenses. “É uma honra para mim ensinar nesta escola. Agora a escola sendo de tempo integral, quero contribuir ainda mais para que os nossos alunos saiam daqui preparados para ocupar vagas nas melhores universidades do Maranhão e quem sabe de outros estados”, afirmou Fábio.

O Centro de Educação Integral da cidade de São José de Ribamar, entregue na última quinta-feira (23) pelo governador Flávio Dino e o secretário de Educação Felipe Camarão, é um dos 11 Centros de Educação Integral que passarão a funcionar a partir de março, em São Luís e mais cinco municípios maranhenses.

Todas estas 11 escolas passaram por uma ampla reforma e adequação, a fim de garantir a estrutura necessária para o bom funcionamento das unidades, que contarão com laboratórios, sala multifuncional, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, vestiários, refeitório, entre outros espaços que contribuirão para que os jovens tenham formação plena, considerando todas as suas dimensões.

O Centro de Educação Integral da cidade de São José de Ribamar atenderá 400 alunos do município, que aguardam ansiosamente pelo início das aulas e o contato com este novo modelo de educação. “Eu estudo nessa escola desde o 1º ano do Ensino Fundamental. No começo era ótimo, mas depois foi tudo se acabando. Agora eu espero que seja diferente. ‘Tá’ sendo muito esperado o início das aulas”, disse Emanuele Silva do Amaral, que fará o 3º ano na escola.

Adelaide Araújo, também professora da escola, conta que o funcionamento da educação integral sempre foi um desejo da comunidade escolar. “É uma felicidade, uma satisfação e um orgulho muito grande, porque atende a uma expectativa que nós tínhamos desde que a escola foi inaugurada, em 1994. A proposta da educação integral traz uma dinâmica brilhante, que é trabalhar o projeto de vida do aluno. Isso é fantástico!”, falou.

cadeiras

Governo do Maranhão entrega reforma do Centro de Educação Integral Cidade de São José de Ribamar (CAIC). (Foto: Divulgação)

Para o gestor geral da escola, o professor Fábio Orlan, o sentimento une gratidão e realização de um sonho. “Um sonho desta comunidade está virando realidade. Esta escola tem 23 anos e havia sido abandonada pelos governos passados. Nenhum professor queria trabalhar aqui devido a violência e às péssimas condições físicas do prédio. Agora, pela primeira vez um governo olhou para a nossa escola que, hoje, pode-se dizer, é uma escola digna! E ver a escola ser transformada em escola de Educação Integral, como foi projetada para ser na década de noventa, nos traz muita felicidade”, destacou Fábio Orlan.

Os ‘Centros Educa Mais’

Os Centros de Educação Integral, denominados de Centros ‘Educa Mais’, fazem parte da política educacional do governo, que tem foco na melhoria da qualidade da educação no estado. O projeto é um dos modelos adotados pelo Governo do Maranhão, para inserção da educação integral na Rede Pública Estadual.

Nos próximos dias, outros Centros serão entregues pelo Governo do Maranhão para outras 10 comunidades escolares que também estão ansiosas pelo início das aulas, como é o caso do estudante Daniel Mota, de 18 anos, que aguarda muito otimista e empolgado o início das aulas no C.E. Dorilene Silva Castro.

DSC_8607

“É com muita felicidade que vejo o entusiasmo destas comunidades com os Centros de Educação Integral. É essa energia que precisamos para que este modelo educacional seja um sucesso em nosso estado. Os Centros ‘Educa Mais’ se configuram como um marco na educação do Maranhão. É um modelo educacional inovador. E o Governo do Estado não está medindo esforços para que este programa se transforme em referência, como sonhamos’, pontuou o secretário Felipe Camarão.

Formação de docentes – Educa Mais

Os mais de 300 educadores aprovados no seletivo para atuarem na educação integral concluíram, nessa sexta-feira (24), a ‘I Formação para Gestores e Professores dos Centros de Educação Integral – Educa Mais’.

A formação foi realizada pela Seduc conjuntamente com a equipe de consultores do Instituto de Có-Responsabilidade pela Educação (ICE), responsável pela implantação da Educação Integral em todo o país. Durante os cinco dias de formação foram trabalhados os modelos pedagógicos e de gestão da escola de educação integral, com abordagens de temas como: protagonismo juvenil; modelo de ‘Escola da Escolha’ e a metodologia das escolas em tempo integral, nas quais as disciplinas são integradas e integradoras.