12/08/2020 3:05 pm

Alunos protagonistas de escolas de tempo integral fazem live em comemoração ao dia do estudante

Nesta quinta-feira (11), em comemoração ao dia do estudante, jovens protagonistas egressos do IEMA e dos Centros Educa Mais, escolas da rede de tempo integral do Maranhão, promoveram uma live com o tema “O autocontrole para um protagonismo de sucesso”. O encontro virtual foi realizado no canal do IEMA no Youtube e foi direcionada para toda comunidade escolar.

Os estudantes debateram sobre frente emocional, aulas EAD, protagonismo, projeto de vida, entre outros assuntos. A ação foi toda ministrada por jovens com espírito de liderança, com o intuito de motivar estudantes, professores e demais profissionais da educação que se encontram distantes da escola, por conta da pandemia. Um dos participantes foi Gustavo Augusto, estudante do Centro Educa Mais Jacira de oliveira e Silva, ganhador do concurso nacional de poesia.

De acordo com a aluna Estephany Maria Neves Lopes, egressa do centro Educa Mais Almirante Tamandaré, o maior objetivo da live foi relembrar o estudante que ele é importante.

“Eu creio que o maior objetivo nosso nessa live foi tentar relembrar o que é ser um jovem protagonista, principalmente em um momento como esse, um momento bem atípico que o estudante tem sofrido muito mentalmente, então tentar relembrá-lo da importância que é ser um jovem protagonista, pincipalmente em um tempo de pandemia, faz ainda mais necessário para que ele consiga ainda mais se sentir motivado e também se sentir importante, sentir que alguém não é diferente dele. A gente não pode se deixar desanimar, a gente precisa reafirmar o nosso compromisso com o nosso projeto de vida e principalmente nosso compromisso em ser escada para outros projetos de vida”, explicou.

Para o estudante egresso da Unidade Plena IEMA, Igor Bruno Costa, a live teve suma importância para ajudar alunos que estão desmotivados nesse período de pandemia, pois vai auxiliar os jovens a não desistirem e manterem uma rotina.

“Em meio a esse período pandêmico no qual estamos passando, onde digamos assim, que possa ser um tempo de incertezas, seria interessante criarmos formas de entretenimento para os alunos, com o intuito de não deixarmos que o isolamento social, as dúvidas, o medo, a questão financeira e muitas incertezas abalem o seu futuro acadêmico e de vestibulando. Então essa live irá auxiliar os filhos e os professores com um retorno sobre a experiência em casa, para que criem uma rotina de estudo, acessem novos métodos, novos meios, para que tenham um autoconhecimento e um autocontrole de você mesmo, desenvolvendo uma autonomia necessária e amadurecendo pouco a pouco essa “ideia” de que o lugar de estudar é apenas na escola. Ressaltou.

Os jovens também falaram das dificuldades encontradas nesse período, deram dicas de como ser um jovem ativo mesmo fora da escola, sonhos para o futuro, tudo isso de uma maneira bem leve e descontraída justamente para que o jovem entenda mais.

“Eu acho que é sempre bom nós falarmos desses assuntos que vão de alguma maneira chegar e incentivar esses alunos a pensarem um pouco sobre o tema que é o autoconhecimento, para que você possa ser um protagonista de sucesso, que é de extrema importância o autoconhecimento na participação de um plano de projeto de vida, porque sem o autoconhecimento você não faz basicamente nada, e não anda para frente e fica estagnado mesmo, então acho que o autoconhecimento ele é de extrema importância para você tomar decisões da sua vida, e que vai impactar diretamente naquilo que você tende a fazer o que quer fazer, e enfim, a live vai ajudar eles também abrir os olhos, a pensar um pouco mais sobre isso, pensar em mais sobre o futuro”, relatou Paulo Ricardo Araújo de Sousa Chaves, estudante egresso do IEMA.

“A live de hoje é especial, pois além de ser uma live feita de jovem para o jovem, estudante para estudante, é em comemoração ao dia do estudante. Nós sabemos que estamos passando por momentos difíceis, momentos de pandemia, e mesmo em casa o objetivo dessa Live é mostrar que eles continuam sendo estudantes, e eles continuam sendo protagonistas, sendo de escola em tempo integral ou não, eles continuam sendo protagonistas na casa deles. Então essa Live é para comemorar esse dia, para falar das dificuldades que nós estamos enfrentando, mas também para dar ânimo, motivar e dar sugestões de como vencer esta pandemia. Queremos, também, alcançar os pais, os professores e toda a comunidade escolar para que eles entendam que agora mesmo que a gente precisa estar não de mãos dadas, ombreados, mesmo distanciados nós precisamos estar juntos neste momento, para que a gente possa vencer e continuar seguindo, e que todos os nossos jovens, que todos os nossos estudantes, consigam finalmente alcançar o seu projeto de vida”, destacou o jovem egresso Daniel Araújo dos Santos.

Texto: Matheus Sthwart
12/08/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI