Mais um passo na efetivação do estágio para estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual. Nesta quarta-feira (31), o secretário de estado da educação, Felipe Camarão, acompanhado de técnicos do órgão, recebeu o gerente regional Nordeste do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Robério Henrique Costa, que anunciou as primeiras vagas abertas em empresas públicas e privadas, no Estado.
Após oito anos sem oferta de estágio para estudantes do ensino médio, a parceria entre o Governo do Maranhão e o Centro foi retomada e beneficiará centenas jovens maranhenses. A medida só possível devido a regulamentação do processo de estágio não-obrigatório para estudantes do ensino médio regular e da educação técnica profissional no Estado, por meio de decreto do governador Flávio Dino.
De acordo com Robério, inúmeras empresas da iniciativa privada e órgãos públicos buscam o Centro para ofertar estágio para estudantes a partir dos 16 anos. “Venho dar os parabéns ao secretário pela iniciativa do governo em retomar o programa do estágio para alunos do ensino médio. O Maranhão era o único estado do Brasil que não estava trabalhando com o programa e o governo atendeu, neste momento, um apelo da juventude. O CIEE tem uma abrangência nacional e tem muitos convênios com bancos, órgãos públicos e empresas da iniciativa privada que buscam por estagiários. Estaremos ofertando essas vagas para esses jovens em todo o Estado, beneficiando não só os jovens da capital, mas também do interior, abrindo as portas para o emprego através do estágio. Neste momento já temos a sinalização de cerca de 100 vagas, em diversos municípios maranhenses, e estamos prevendo para os próximos 12 meses um número de 650 a 700 vagas para jovens do ensino médio, com estágio de 4 horas, remunerado e com auxílio transporte”, disse.
Para o secretário Felipe Camarão, a regulamentação do estágio para estudantes do ensino médio demonstra o compromisso do governador Flávio Dino com a juventude maranhense. “Neste momento de crise em que passamos, dar a oportunidade para muitos jovens iniciar sua vida profissional é de suma importância, pois em muitos casos, representa a oportunidade de ajudarem suas famílias. O estágio é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, com total acompanhamento e assistência para que haja essa interface entre a teoria e a prática”, afirmou Felipe Camarão.
“Além de ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho, o estágio, em alguns casos, pode representar a formalização, uma vez que muitos jovens trabalham no contraturno da escola, para contribuir com a renda familiar, sem nenhum tipo de vínculo”, declarou a supervisora de estágio da Unidade de Operação do CIEE no Maranhão, Raphaele Fernandes.
Como participar
Os estudantes interessados em participar de estágio, devem se inscrever no CIEE, por meio do site da instituição ou presencialmente. O CIEE fica localizado em São Luís na Rua dos Bicudos, 2, Renascença II.
Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI