24/06/2016 7:45 pm

Arraial da URE de São Luís anima professores e alunos de escolas da capital

Alunos do CE José Justino Pereira representando Catirina e Pai Francisco no Arraial da URE

Uma festança recheada de atrações, comidas típicas e alegria: assim foi o Arraial promovido pela Unidade Regional de Educação de São Luís, na noite desta quinta-feira (23), para alunos e professores da rede estadual de ensino. A quadra do Centro de Ensino Jornalista João Francisco Lisboa (Cejol) se transformou em um palco para receber diversas brincadeiras juninas apresentadas por alunos de escolas da capital.

De acordo com o diretor regional de Educação, Jeferson Plácido dos Santos, o arraial além de ser um momento de descontração para educadores e alunos, valoriza as produções culturais desenvolvidas pelos estudantes nas escolas. “As brincadeiras são desenvolvidas nas próprias escolas. Selecionamos algumas que se apresentarão aqui hoje, como bumba boi, cacuriá, baião de seis, entre tantas outras”, disse.

Para o secretário Adjunto de Programas e Projetos Especiais da Seduc, Ismael Cardoso, a iniciativa de promover o arraial com produções culturais desenvolvidas nas próprias escolas, além de preservar a cultura local, desperta o sentimento de pertencimento nos alunos. “Educação não se limita à sala de aula. Para nós, ações como estas são de extrema importância, pois dão vida a estas produções que nascem nas escolas”, destacou.

O grupo vocal, formado por alunos do CE Fernando Perdigão, animou a festa com um repertório com renomadas músicas juninas maranhenses. Já as danças ficaram por conta dos alunos da UI Barbosa de Godois, que apresentaram o tradicional baile de caixas; o Cacuriá, formado por alunos do CE Lúcia Chaves; e o baião de seis com estudantes da UI Maria José Aragão. O CE Barjonas Lobão levou um pout pourri de danças juninas e o CE Justino Pereira contou a estória de Catirina e Pai Francisco, com o auto do bumba-meu-boi. O Arraial contou também com atrações convidadas, como o Bumba-meu-boi Novilho Branco, o Cacuriá de Dona Teté, entre outras.

“Muito legal o arraial. Ele dá a oportunidade para os alunos apresentarem seus trabalhos e aproxima os estudantes da cultura local”, disse o estudante do CE Y Bacanga, Lucas David, de14 anos, que prestigiou o evento.

As barraquinhas recheadas com comidas típicas além de deliciar os brincantes, teve um caráter social. Todo o valor arrecadado com as vendas dos pratos típicos será doado à Casa Sonho de Criança, que é um abrigo localizado no bairro Fé em Deus que cuida de crianças soropositivos.

Foto 3_Lauro Vasconcelos_Seduc_24062016 - Arraial da URE de São Luís anima professores e alunos de escolas da capital

Estudantes durante apresentação no arraial da URE SL

Foto 4_Lauro Vasconcelos_Seduc_24062016 - Arraial da URE de São Luís anima professores e alunos de escolas da capital

Professores prestigiam apresentações culturais no arraial da URE SL