12/08/2023 8:15 am

Artigo Felipe Camarão – Escola em Tempo Integral: educação que estimula o protagonismo estudantil

No último dia do mês de julho, estive em Brasília e presenciei o nascimento de mais um programa do Governo Federal em prol da educação que nosso país precisa e que nossos jovens merecem. Diante de secretários e secretárias de educação de todo o Brasil, o presidente Lula sancionou a lei que amplia as vagas na educação básica em tempo integral, instituindo o “Programa Escola em Tempo Integral”.

Grande dia! Grande vitória! À luz da sensatez de quem compreende que a escola deve ser um espaço vivência e troca de saberes, o nosso presidente fez história e fará a diferença, mais uma vez, na vida de nosso povo e de nossos estudantes. A formalização deste modelo, enquanto programa federal, é um passo seguro para efetivação de uma educação mais completa e ampla, que proporcione aos alunos uma formação que vá além do conhecimento acadêmico.

Estou secretário de educação do nosso estado há quase sete anos e posso dizer, com segurança, que temos um modelo de educação integral efetivo e com adesão da comunidade escolar nela inserida. Professores, alunos, famílias e a comunidade local têm participado com garra e coração das atividades nos nossos “Centros Educa Mais” e Institutos Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Nossas escolas são focadas no desenvolvimento da cidadania, no diálogo entre os atores do ambiente escolar a partir do contexto local de cada unidade. Eis aí o diferencial! E vou além: aliamos técnica à sensibilidade para construir esse formato dia após dia. Nosso corpo técnico busca conhecer e reconhecer as peculiaridades dos nossos alunos, a realidade e o interesse individual para dar forma ao coletivo. Digo que é a ciência do encontro entre a curiosidade, a força de vontade e o desejo de fazer sempre o melhor pela educação.

Em nossos 57 Centros Educa Mais e 34 Iemas Plenos, os alunos são encorajados a desenvolver suas competências intelectuais, sociais, culturais, físicas e emocionais; conquistando assim o seu protagonismo e podendo traçar seu projeto de vida. Os Educa Mais e os Iemas são os dois modelos de educação integral do nosso estado que, com total convicção, afirmo que se trata de um modelo educacional exitoso. E que iremos seguir expandindo, agora junto ao Governo Federal.

Iniciei esse texto falando do formato de educação em tempo integral porque faz-se necessário enaltecer a atitude do presidente Lula. Mas, agora, preciso mudar o ângulo do foco para falar sobre o protagonismo estudantil.

Eu acredito que fazer educação é perceber que cada escola é um local onde se gera o conhecimento. Como o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, diz em Pedagogia da Autonomia: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ” Aí mora a premissa da educação que fazemos no nosso estado. Quer nas escolas parciais regulares, nas escolas em tempo integral ou educação profissional, o nosso objetivo é empoderar alunos e alunas para que se percebam como agentes da própria vida.

É fazer com que, desde a tenra idade, se reconheçam como indivíduos com direitos, compreendam os direitos que têm e saibam lutar por eles. A figura do estudante que visualizo em mais um dia 11 de agosto, em mais um dia do estudante à frente da Seduc, é de um indivíduo mais focado, concentrado em seus objetivos de vida e, sobretudo, certo de que pode sonhar e realizá-los. Ele acredita que pode aprender e encontrar formas individuais ou coletivas de enriquecer a sua bagagem. Sabe, inclusive, que pode fazer isso dentro da escola!

Atualmente o que vejo, e dá orgulho de fazer parte disso, mesmo sabendo que ainda há um vasto caminho a ser polido estruturado, é que mais de 300 mil estudantes da rede estadual de ensino põe em prática o protagonismo que incentivamos a descobrir. São sensos de identidade sendo descobertos, autoestimas fortalecidas, o protagonismo em prática eleva a visão sobre si mesmo e estipula o céu como limite para a autorrealização.

Neste dia do estudante, eu como o meu eterno coração de um, desejo que, Brasil afora, os nossos meninos e meninas sejam incentivados a crescer, a aprender e a construir conhecimento como versa o nosso Patrono da educação, citado mais acima. Espero que um dia, todos e todas, possam experimentar do sabor de expressar sua criatividade e seu senso crítico de forma segura e com total audição do que expressa. Espero, desejo e busco que as nossas escolas alcancem níveis exemplares na condução de nossos jovens, que sejamos lembrados como lar por cada aluno.

Deixo, aqui, o relato da Alícia Jeanne, aluna do C.E Almirante Tamandaré. “Sou grata pela oportunidade de fazer parte desse sistema, graças a isso vejo um futuro melhor, um futuro possível.”

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