Reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas, que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Este é o objetivo do Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação (Mec), em parceria com diversas instituições.
Podem participar do concurso, todos os professores da educação básica de escolas públicas, que tenham boas práticas pedagógicas que contribuam de forma efetiva para o avanço do processo de ensino e aprendizagem. Pode ser uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.
O Prêmio visa valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.
Os interessados têm até o dia 25 de agosto para se inscrever. Para isso, basta acessar o endereço eletrônico do MEC: http:/premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/ e enviar um relato da prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Os relatos serão avaliados inicialmente numa etapa estadual. Os classificados, disputarão a etapa regional, onde os melhores serão selecionados para a etapa nacional, que escolherá as melhores práticas pedagógicas do Brasil.
Este ano o prêmio, que está na sua 10ª edição, oferece o curso autoinstrucional ‘Na trilha das boas práticas’, que busca orientar os professores em relação à apresentação das práticas pedagógicas exitosas.
Apenas poderão ser inscritos relatos de prática docente com resultados comprovados durante o ano letivo de 2016 ou 2017, até o final do período de inscrições.
Os professores podem se inscrever em uma das seis categorias: Creche; Pré-escola; Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos), 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Cada professor pode inscrever-se em apenas uma das categorias.
Fonte: Seduc
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI