A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que foram prorrogadas, até a quinta-feira (5), as inscrições para a 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), que este ano traz o tema ‘Espiral Logarítmica’. Podem participar da maior olimpíada estudantil do país, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. As inscrições só podem ser feitas pelas escolas, que, no momento da inscrição, deverão indicar o número total de seus alunos inscritos em cada nível.
“Gestores e gestoras das escolas das redes estadual e municipal, vamos aproveitar os últimos dias para inscrever nossos alunos na OBMEP. Vamos fechar com 100% de nossas escolas inscritas na mais importante olimpíada estudantil do país. A OBMEP é uma oportunidade para que os estudantes da rede pública melhorem seus níveis de conhecimento na Matemática e ampliem a possibilidade de participar de programas de iniciação científica, uma vez que os alunos premiados com medalhas de ouro, podem participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Isso significa conhecimento científico agregado, e que vai, certamente, ajudar a prepará-los para um futuro desempenho acadêmico e profissional”, incentivou o secretário de Educação, Felipe Camarão.
As provas da OBMEP serão realizadas em duas fases de competição, como nas edições anteriores. A 1ª fase será realizada em 5 de junho e a 2ª e última fase no dia 15 de setembro. Na primeira fase, os estudantes terão a prova objetiva com 20 questões, diferenciadas por níveis em cada escola inscrita. Já na segunda fase será a prova discursiva contendo seis questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP.
A competição vai premiar 6.500 alunos de escolas públicas com 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 46.200 menções honrosas. Além de 975 medalhas para estudantes da rede particular.
OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada em 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Nestes 13 anos tem contribuído de forma decisiva para a descoberta de jovens talentosos e com a melhoria do ensino da Matemática no Brasil.
Maranhão na OBMEP
Em 2017, 813.345 estudantes maranhenses foram inscritos na OBMEP e 3.876 escolas participaram das provas. A meta é aumentar ainda mais a participação.
Fonte: Seduc
03/04/2018
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI