6/07/2017 5:32 pm

Atenção Gestores Escolares: não percam a oportunidade de concorrer ao Prêmio Gestão Escolar 2017

Reconhecer e premiar as boas práticas de gestão escolar, projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública, assim como incentivar o aprimoramento dos processos de gestão. Estes são os objetivos do Prêmio Gestão Escolar 2017, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação.

Para se inscrever, o gestor deve acessar o portal www.premiogestaoescolar.com.br, onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação. Ao final, os melhores resultados serão premiados.

Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais. Diretores ou escolas que já foram premiados na edição 2016, não poderão participar do prêmio.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional. Nas etapas Local e Estadual, representantes do Consed e da Uninão Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da federação, serão responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos neste Edital.

De acordo com o edital, a qualquer momento do processo seletivo, os avaliadores poderão realizar visitas técnicas às escolas inscritas para verificar se as informações constantes na ficha de inscrição condizem com a realidade observada, sendo que, por ocasião dessas visitas, poderá ser solicitada a comprovação documental das informações.

O PGE 2017 será concedido nas categorias “Escola Destaque Local” “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência Brasil”. Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e “Referência Brasil”, além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola “Referência Brasil”.

Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011, tornou-se bianual. Desde a criação, em 1998, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e aproximadamente 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores.

Além do Ministério da Educação e da Undime, são parceiros do PGE 2017 Unesco, Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos da América, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Instituto Natura, Gerdau, Fundação Santillana, Fundação Victor Civita e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Escola da rede estadual viveu a experiência de ser finalista

Em 2015 a escola estadual CE Lourenço Antônio Galletti, no município de Açailândia, ficou entre as 27 finalistas do Prêmio Gestão Escolar. O feito rendeu ao gestor geral da escola Guilherme Antônio Barbosa Maciel, uma viagem de intercambio em Miami, nos Estados Unidos, onde, juntamente com gestores escolares do Distrito Federal e demais estados brasileiros, teve a oportunidade de trocar experiências com gestores e professores de escolas públicas norte-americanas, dos Estados Unidos. A viagem foi parte do reconhecimento ao trabalho de gestão realizado na escola, que recebeu o prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, pela segunda vez. A primeira foi em 2005.

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI