21/09/2015 12:40 pm

AVALIA MARANHÃO

O Avalia Maranhão constitui-se em uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de consolidar um sistema estadual de avaliação de referência para o poder central, unidades regionais de educação, escolas, profissionais da rede de ensino e toda a sociedade maranhense. Trata-se da aplicação de testes de Língua Portuguesa e Matemática com questões que avaliam capacidades de leitura e raciocínio lógico-matemático balanceadas nos descritores da matriz de referência do SAEB.

O Avalia Maranhão possibilitará às unidades de ensino elementos de diagnóstico sobre as aprendizagens dos estudantes nas duas áreas, com fins de subsidiar a adoção de políticas e públicas em educação pela secretaria de educação e suas unidades regionais e nas unidades de ensino, desenvolver ações pedagógicas e de gestão que garantam a melhoria do ensino e da aprendizagem.

A proposta é que os indicadores de proficiência dessa avaliação, agregados ao rendimento escolar e indicadores de eficiência da gestão, possibilite gerar o Índice Estadual de Desenvolvimento Educacional (IEDE) que medirá com referências estatísticas sólidas aspectos da gestão e do ensino e aprendizagem das escolas, bem como estabelecerá metas a serem alcançadas que possibilitem alinhamento analítico aos indicadores nacionais em educação, como os dados da Prova Brasil e IDEB.

O Avalia Maranhão terá aplicação de testes anuais em turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, gerando dados da proficiência em leitura e matemática dos estudantes e, associados a outros indicadores, subsidiará um IEDE por escola.

Cadastro da equipe de execução

Enem 2015

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI