20/04/2022 3:08 pm

Avaliação na Alfabetização é tema de Webinário promovido pela Seduc

Secretária de Educação, Leuzinete Pereira, durante Webinário sobre Avaliação na Alfabetização

Com o intuito de fortalecer a educação no Maranhão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na terça-feira (19), o Webinário Formativo do Pacto Pela Aprendizagem – Eixo Alfabetização, com o tema “Avaliação na Alfabetização: uma prática em busca de novos sentidos”. O encontro foi transmitido pelo canal do YouTube da Secretaria, com a participação de mais de 2 mil pessoas, dentre articuladores pedagógicos regionais e municipais, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e outros participantes.

O Webinário contou, ainda, com a participação da secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira; da secretária adjunta de Gestão do Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra; e das palestrantes do evento, a professora de graduação e pós-graduação em Educação da UNIRIO, Cláudia Fernandes; e da professora da Escola de Educação da UNIRIO, Carmen Sanches; além das intérpretes de LIBRAS, Silvia, Alyuska e Geisa Guerly. O encontro foi mediado por Jaqueline Freitas, técnica da Seduc.

Em sua primeira saudação aos profissionais da Educação, a secretária Leuzinete Pereira desejou boas-vindas aos participantes do encontro, agradeceu aos parceiros que ao lado da Secretaria têm desempenhado um papel importante na luta pela construção de uma educação digna.

“Que alegria estar aqui. Essa é a primeira reunião com os colegas professores. Hoje trabalhamos na perspectiva de uma escola inclusiva e fazer isso para todos e todas, em um território tão plural, é muito desafiador, mas tem uma nobreza que transcende o desafio e é preciso que haja de fato um acordo, um pacto, e é o que o Maranhão vem fazendo, para ajudar a melhorar seus indicadores”, expressou.

Durante o Webinário, a secretária de Educação fez ainda uma apresentação sobre o percentual de não aprovados (2019) e a taxa de distorção idade-série (2020) e destacou, por meio de um relato pessoal, a importância dos processos avaliativos na alfabetização, para o fortalecimento da educação no estado.

“Eu fui alfabetizada em casa por uma irmã e uma tia. Aos oito anos de idade, saí de um povoado distante sete quilômetros da sede, que não tinha energia elétrica e vim para São Luís. Como tive uma alfabetização muito frágil, eu sofri muito com isso. Essas histórias de vida qualificam muito a nossa trajetória profissional e também dizem muito sobre nós e o que fazemos, diz muito sobre o papel da educação do estado”, completou.

A professora Cláudia Fernandes destacou o papel da escola para sua trajetória profissional e ressaltou a importância das formações. “A escola foi o meu grande aprendizado, onde aprendi a ser professora. É importante que aconteçam as formações continuadas, esses momentos que estamos vivendo agora, mas que esses momentos não se encerrem aqui, mas que cheguem à escola e que na escola possamos refletir sobre questões que aprendemos, estudamos, a partir daquilo que experienciamos e vivenciamos na escola”, expressou.

Cláudia Fernandes também fez um questionamento sobre o tema “Avaliação e Alfabetização”. “Quando falo em avaliação para as aprendizagens, eu me refiro à avaliação que acontece na escola, na sala de aula, em que estou preocupada em observar e acompanhar as aprendizagens dos meus alunos. Essa é a finalidade da avaliação, poder acompanhar e tomar decisões, a partir daí, fazendo com que as crianças possam ir caminhando de uma forma mais alegre e prazerosa, ao longo de sua escolarização”, finalizou.

A professora Carmen Sanches desejou uma excelente gestão para a secretária de Educação, Leuzinete Pereira, e defendeu a educação como prática libertadora. “Eu quero saudar a todos e desejar uma gestão potente à secretária de Educação, que está assumindo o cargo agora, escrita em uma educação libertadora, em uma prática compromissada como o Maranhão vem fazendo na educação pública. Precisamos apostar em educação e alfabetização como práticas da liberdade”, exprimiu.

Muitos participantes elogiaram a Seduc pela realização do evento, entre eles Maria José, que ressaltou a importância do encontro para auxiliar os professores. “Muito importante termos formações tratando sobre o tema avaliação, pois esse momento da aprendizagem vivido por todos nós sempre foi complexo e até certo tempo não se dava a atenção que ele merece”, comentou.

Fonte: Seduc
Fotos: Reprodução