22/10/2018 5:28 pm

Bailarino do Núcleo Arte-Educação é selecionado para participar da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

ailarino Kleverson Froz com a professora Erika Novachi, na Oficina de jazz avançado realizado na XII Semana Maranhense de Dança

Bailarino Kleverson Froz com a professora Erika Novachi, na Oficina de jazz avançado realizado na XII Semana Maranhense de Dança

Noite de emoção, dança e música no Teatro Arthur Azevedo, no último domingo (20), em São Luís, coroou o talento do bailarino Kleverson Froz Silva, de 22 anos, aluno do Núcleo Arte-Educação (NAE), que recebeu o convite para fazer parte da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, na noite de encerramento da XII Semana Maranhense de Dança.

Bailarino há dois anos do Núcleo Arte-Educação, Kleverson Froz participou dos workshops realizados durante toda a semana de dança e se destacou pela qualidade dos movimentos e técnica corporal, como ressaltou o diretor da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, Fran Mello.

“O Kleverson tem um enorme diferencial de movimento, e tem propriedade do que faz, isso o coloca em um patamar bem acima dos outros, a qualidade que ele imprime no movimento que ele faz também é uma coisa espetacular, você consegue ler nele, tudo o que ele está fazendo. E isso é o que faz um bailarino profissional. O artista mostrar com o corpo o que ele quer dizer e o público entender, e isso ele tem de uma forma primorosa. A Companhia de Niterói é uma das que mais dançam no país, e nós temos muito interesse em levá-lo e se for da vontade dele, que ele faça parte do elenco fixo da companhia”, afirmou o diretor Fran Mello.

O jovem bailarino ludovicense Kleverson Froz, além de receber o convite para ingressar em uma das maiores companhias de dança do país, também se destacou na XII Semana Maranhense de Dança ao ganhar o prêmio de melhor coreografia solo, com a coreografia Edadeisna e a primeira composição autoral, aprovada para a Programação de Gala.

“Nesses quase quatro anos de dança, entre tantas dificuldades, lutas, esse convite veio como uma grande motivação para continuar e para me reafirmar como artista. Eu estou tão honrado e feliz, que ainda não consegui assimilar o tamanho desse convite. Sou genuinamente ludovicense, construí a minha dança dentro da nossa cidade, então para mim será como levar o nome da minha cidade para fora e poder não só mostrar o meu potencial, mas poder crescer em uma grande companhia como o balé de Niterói. Estou realmente me sentindo muito realizado e feliz por essa grande conquista”, destacou Kleverson.

Para o jovem artista, O NAE, onde faz aulas de ballet clássico e dança contemporânea, há dois anos, foi fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional.

“Fazer parte do NAE é um divisor de águas na minha vida. Pude aprender tanto nesses últimos dois anos de projeto, o quanto fazer aulas é importante, o quanto se dedicar a algo de corpo e alma é necessário para que a gente tenha bons frutos na frente. Eu cresci tanto com ajuda do NAE e foi tão gratificante, porque tudo que tem acontecido na minha vida, tudo que tenho conquistado foi principalmente por ter me encontrado dentro do NAE e sem dúvida o projeto me fez me ver como artista, como pessoa, como ser humano e como o trabalho traz grandes frutos. Eu sou eternamente grato por todos os ensinamentos que aprendi dentro do projeto NAE”, ressaltou o bailarino Kleverson.

Kleverson Froz no Teatro Arthur Azevedo ao receber o convite para compor o corpo do Ballet da Cidade de Niterói

O NAE é realizado através de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e Secretaria da Educação (Seduc), desenvolvido no Teatro Arthur Azevedo, que disponibiliza seus espaços para alunos de escolas públicas estaduais, na realização de cursos de teatro, dança, canto coral e piano, como atividades do projeto.

Para o diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, o destaque do Kleverson veio para coroar esse momento tão importante da dança no Maranhão.

“Esta foi sem dúvida a melhor Semana Maranhense de Dança, onde conseguimos avançar com grandes espetáculos. Destaco a participação do Núcleo Arte-Educação, com o espetáculo Chico Buarque, que estão sendo convidados para dançar em vários estados do Brasil. E agora conseguimos levar um bailarino nosso para Niterói, que é um dos maiores ballets do país. A cidade que mais tem escolas de dança do Brasil e que de lá exporta bailarinos para todo o mundo. E isso é um orgulho muito grande para nós. Ficamos muito felizes e maravilhados por ele. E nossa intenção é essa, fazer arte para o mundo”, finalizou Celso Brandão.

Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira
Fotos: Assessoria Teatro Arthur Azevedo
22/10/2018

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI