“Eu tenho que responder ao povo do Maranhão e ao povo de Codó com trabalho, e é isso que a gente vem fazendo. São obras que faltavam para complementar o Iema, que é um espaço de amplo ensino e de qualidade que corresponde aos padrões de educação mundiais”, discursou o governador Carlos Brandão, ao inaugurar a segunda etapa do Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) implantado no município de Codó, na Região dos Cocais.
Com a entrega da segunda etapa, realizada no sábado (7), a comunidade escolar do Iema de Codó passou a dispor de novo auditório, biblioteca e quadra poliesportiva, para orgulho de estudantes como a Kételly Morais, aluna do 3º ano do Curso Técnico de Química do Iema/Codó.
“Nós alunos, professores e colaboradores estávamos muito ansiosos com a entrega desses novos ambientes. A quadra, por exemplo, vai nos proporcionar novas práticas esportivas, assim como o novo auditório vai melhorar nosso convívio escolar, agora teremos um espaço mais amplo para colocar nossas pautas. E temos a nova biblioteca, que vai ampliar o nosso campo de conhecimento”, enfatizou a estudante.
A diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz, ressalta que a implantação dos novos equipamentos na unidade do Iema em Codó, reflete o esforço da gestão estadual para garantir a valorização do ensino, dos educadores, colaboradores e dos estudantes. Cricielle também destacou o lugar de destaque nacional e internacional que o instituto e seus alunos vêm alcançando.
“Isso demonstra ainda mais o compromisso que o governador tem com os nossos alunos, professores e funcionários do Iema. O Iema é uma grande referência. É a única escola do Maranhão que tem um reconhecimento internacional da Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura]. Estamos também somando várias parcerias com vários órgãos internacionais, demostrando a referência que o Iema representa para o Maranhão e para o Brasil”, ressaltou Cricielle.
O prefeito de Codó, José Francisco Neres – popularmente conhecido como Dr. Zé Francisco – elogiou a aliança celebrada entre o Executivo Estadual e a Prefeitura Municipal. “Só tenho a agradecer a esse governo municipalista, voltado para os municípios, que tem atendido aos anseios da nossa comunidade, com investimento maciço na educação. Recebemos um belo Iema, uma escola em tempo integral, e agora estamos recebendo auditório, biblioteca e uma belíssima quadra de esportes para os nossos estudantes”, destacou o prefeito.
A unidade Iema em Codó oferece os cursos técnicos em logística, serviço jurídico, química, designer de interiores e técnicos em móveis. Os novos espaços inaugurados na escola foram nomeados da seguinte forma: Quadra Poliesportiva Aureliano Braga da Paz Filho, Auditório Professor Raimundo Nonato Lima Falcão e Biblioteca Professora Joanna D’Arc da Cunha Santos.
Novas obras em Codó
Carlos Brandão também anunciou uma série de novas obras que serão executadas em parceria com o município de Codó, incluindo a manutenção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do sistema de saúde da cidade; a implantação de uma unidade da Estação Tech; a construção de uma Praça da Família em frente ao Iema e uma segunda praça no KM-17; reforma da unidade do Viva Procon e a implantação da Casa da Mulher Maranhense em Codó.
O governador sinalizou, ainda, que também está avaliando o projeto municipal para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Itapecuru, como lembrou o prefeito Dr. Zé Francisco.
“Além de entregar o Iema, o governador ainda anunciou novas obras para Codó, entre elas, a Casa da Mulher Maranhense, Estação Tech, Escola Militar, Praça da Família no Iema e a Praça da Família no Km 17. É um governo que tem trabalhado muito nessa parceria entre Estado e Município para engrandecer o nosso Maranhão e engrandecer a nossa cidade de Codó”, comentou o prefeito.
Cuidar das pessoas
Brandão reafirmou seu compromisso com todas as cidades, com foco na população, em especial, para o atendimento à população socioeconomicamente mais vulnerável. “O nosso governo é voltado para atender as pessoas. Foi para isso que cheguei até aqui. Sou governador de 7 milhões de maranhenses com essa finalidade: cuidar das pessoas, em especial, àquelas que mais precisam. Não tenho dúvida de que estou no caminho certo, prova disso é que uma consulta popular constatou que nós temos 70% de aprovação”, finalizou Brandão.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI