12/12/2016 7:33 pm

C.E. Cidade Operária I apresenta projetos pedagógicos com o tema ‘Sustentabilidade – Reciclagem, Reutilização e Reaproveitamento’

LVS_0306

Estudantes do C.E. Cidade Operária I apresentam casa mobiliada com móveis feitos de paletes e madeira reciclada

Uma árvore de natal, feita de garrafas pet, enfeita a entrada do Centro de Ensino Cidade Operária I, escola da Rede Estadual de Ensino, na Cidade Operária. A decoração alternativa feita com material reaproveitado ou reciclado se estende a outros espaços da escola. Tudo é parte do projeto pedagógico apresentado nesta segunda-feira (12) e desenvolvido na escola com a temática ‘Sustentabilidade – Reciclagem, Reutilização e Reaproveitamento’.

Coordenados pela professora de Matemática, Jeanne Oliveira, que também é designer, os alunos da turma 103 (1º ano do Ensino Médio) apresentaram uma casa sustentável, toda mobiliada com móveis confeccionados com paletes (caixotes), madeira de demolição e carretéis de madeira. Eles fizeram camas, sofás, mesas e cadeiras de cozinha, console, painéis, dentre outros objetos.

“O principal foco foi trabalhar a consciência ambiental com o reaproveitamento, reutilização e reciclagem de todo esse material adquirido a custo zero, já que foi doado por empresas daqui do bairro. E, também, a consciência social, já que todos esses móveis fabricados pelos alunos serão doados para uma família carente, daqui da Cidade Operária”, explicou a professora.

Os alunos não acreditavam na possibilidade de fazer móveis de paletes, até que James Marinho Alencar, aluno do 1º ano, abraçou a ideia da professora e foi pesquisar sobre assunto. “Aí eu fui mobilizando a turma, e de repente todo mundo estava envolvido no projeto. E o que fica é a certeza que a gente pode ajudar muito o meio ambiente, e economizar, tendo uma casa sustentável gastando quase nada”, enfatizou o estudante.

A turma 303, equipe ‘Elite Reciclart’, utilizou garrafas pet para fazer utensílios domésticos. Com muita criatividade produziram porta xícaras, porta bule, porta mantimentos, brinquedos e peças decorativas. “Nesse trabalho eu vi a necessidade de reciclar e de transformar o que seria lixo em objetos utilitários para casa. Ajuda o meio ambiente e o bolso”, disse Tomaz Márcio Pereira da Silva um dos alunos envolvidos no projeto.

Já a turma 205 apresentou um projeto de uma residência sustentável, aproveitando os recursos da natureza sem prejudicá-la. Assim, a casa tem portas e janelas de vidro para aproveitar a luz do sol na iluminação dos espaços; telhado verde, para garantir mais umidade e frescor aos espaços diminuindo ou até eliminando o uso de ar condicionado e ventiladores; a energia consumida vem do sol, com utilização de placas de captação do calor, que é transformado em energia, e também do vento (energia eólica) com o uso de cata-ventos e a coleta do lixo é seletiva.

Além de utilizar água captada da chuva por meio de sistema de calhas tem, ainda, uma estação de tratamento de fluentes, onde a água utilizada é tratada e reutilizada. “Essa água será reaproveitada para descarga no banheiro, para molhar plantas e tantas outras atividades domésticas”, disse Adria D’Arc Amaral Magalhães Moraes, estudante.

“Quando a gente se envolve num projeto como este, muda o processo de aprendizagem, que se torna mais eficaz”, disse Ana Paula Galvão, estudante do 3ºano.

“A escola decidiu fazer uma exposição destes trabalhos, como forma de incentivar a construção da consciência sobre a preservação ambiental e sobre uma economia sustentável. E o resultado dos trabalhos foi muito satisfatório”, destacou Francisco de Assis Silva de Deus, gestor geral da escola.

Nesta terça-feira (13), será apresentado na escola o resultado do projeto ‘Escravo, Nem Pensar – Consciência Negra: afirmação política, cultural e de diretos’, com atividades de dança, música, exposição de trabalhos, desfiles, entre outras.

Confira as fotos:

Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI