27/11/2016 9:54 pm

C.E. Manoel Beckman realiza Festival de Linguagens encenando clássicos da Literatura Brasileira

Foto 1 - Festival_de_Linguagens - A peça o noviço (1)

Encenação de peças teatrais, exibição de curtas, apresentação de canto coral e exposição de artes visuais movimentaram o Centro de Ensino (C.E.) Manoel Beckman, escola da Rede Estadual de Ensino, no bairro Bequimão, no sábado (26), durante o I Festival de Linguagens. A atividade é parte do projeto pedagógico desenvolvido em sala de aula nas disciplinas da área de Linguagens e Códigos, tendo como principal característica o uso da expressão artística.

Esta é a 4ª mostra de literatura desenvolvida pela escola. No ano passado, a obra principal foi Romeu e Julieta, de Shakespeare. “Durante o ano os alunos lêem algumas obras, e escolhem aquela que consideram mais atrativa, e adaptam para o teatro. Este ano eles escolheram o ‘Noviço’, de Martins Pena”, explicou a professora Alcione Bezerra, gestora-geral da escola.

A obra de Martins Pena, que de uma forma satirizada e cômica, retrata o comportamento da sociedade carioca do Século XIX foi transformada em uma peça teatral, onde os alunos do 2º ano matutino puderam mostrar conhecimento e habilidade no conteúdo literário, direção, interpretação e figurino, tudo sob a coordenação das professoras Rosário Marques e Rosário Tajra, de Literatura e Língua Portuguesa.

Para os alunos, o projeto de literatura tem deixado grandes contribuições para a vida. “Este projeto tem sido de grande valia para nós estudantes, tanto na questão de conhecimento literário, quanto na questão cultural e de desenvolvimento de espírito de equipe, companheirismo e responsabilidade. A gente sai com uma grande bagagem de aprendizado”, destacou Ila Munique, aluno do 2º ano.

Também houve apresentação de peça com a temática ‘Violência Contra a Mulher’, pelos alunos da turma 204, como parte das ações do ‘Dia Nacional de Combate à Violência contra Mulher’ que é lembrado no dia 25 de novembro. A turma 102 apresentou uma performance literária intitulada ‘Cantigas de Amigos – Trovadorismo’.

Foto 4 - Festival_de_Linguagens - Exposição de pintura (4)

Houve ainda exposição de arte indígena e telas produzidas pelos alunos, utilizando técnicas do Fauvismo, que trabalha com as cores puras, e do mosaico. “Não é para formar pintores, mas, para que eles passem pela experiência artística que é enriquecedora, leva ao despertar da criatividade, da sensibilidade por meio da arte”, destacou Débora Barros, professora de Artes do turno vespertino.

Já o coral da escola apresentou músicas do espetáculo ‘Os Saltimbancos’, um dos clássicos do teatro e do cinema brasileiro. Para completar o festival, na sala de multimídia houve exibição de curtas sobre ‘Saúde Alimentar’, e o filme ‘Halloween’,tudo sob a perspectiva da literatura.

Foto 2 - Festival_de_Linguagens - Cantigas de amigos (2)

 

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI