4/11/2016 6:56 pm

Candidatos a gestores escolares falam sobre projetos para a educação

Começa no próximo dia 14 o período de campanha para escolha dos gestores escolares nas Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão. Este ano, o governo estadual ofertou 596 vagas para diretor geral e diretor adjunto em 19 escolas que não participaram do seletivo no ano passado. Na expectativa da disputa, candidatos falaram sobre seus planos para os cargos pleiteados.

Para a educadora Izabel Brandão, reeleger-se ao cargo de diretora geral é uma oportunidade para continuar o trabalho desempenhado há 8 anos na comunidade do Mocajituba, em Paço do Lumiar. Por meio de muito diálogo com pais e alunos, e com ajuda dos professores, Izabel conta que foi possível diminuir a evasão escolar e incutir a cultura de paz naquela localidade.

“Logo que cheguei aqui, havia um problema sério de violência na escola. Os alunos entravam armados, brigavam com frequência em sala de aula. Hoje em dia, não temos mais esse tipo de problema”, comentou a gestora geral do Centro de Ensino Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto, localizado à beira-rio do município, área que também é conhecida pelo assédio de jovens para ingresso na prostituição.

A solução encontrada foi a conversa franca e acolhedora com os estudantes e suas famílias, iniciada a partir da inscrição na escola. “A gente faz uma entrevista no ato da matrícula, e começa um trabalho de orientação. Durante o ano letivo, quando observamos que um aluno se evadiu da escola, vamos conversar com os pais para descobrir os motivos e trabalhar para trazer esse aluno de volta para a sala de aula”, falou.

Devido ao pleito exitoso, Izabel Brandão aguarda o resultado do processo democrático com serenidade. “Estou tranquila. Quero muito continuar o trabalho que venho desenvolvendo aqui, um trabalho baseado na amizade, onde procuro fazer o máximo para que eles [alunos] fiquem bem na escola, disponham do material necessário para estudar e desenvolver bons projetos”, concluiu.

Parceria em novos projetos

Quem também está no aguardo da campanha eleitoral é o professor Antônio José Tinoco Lisboa, candidato à vaga de diretor adjunto no Centro de Ensino Sete de Setembro, localizada na comunidade Maiobinha, no município de São José de Ribamar.

Caso eleito, Tinoco deverá apoiar os projetos desenvolvidos pela gestão geral e contribuir na idealização de outros. “Meu objetivo é acompanhar o trabalho desenvolvido pela direção geral e propor algumas ideias minhas. Inclusive tenho um projeto traçado, que até já submeti para avaliação”, afirmou.

Próximas etapas

Entre os dias 04 e 09 de novembro, os candidatos a gestores escolares com inscrições indeferidas podem interpor recursos junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A divulgação final das candidaturas deferidas será dia 10, com publicação dos resultados no site da Seduc.

A campanha eleitoral será entre 14 a 21 de novembro, e a consulta a comunidade escolar entre 30 de novembro a 02 de dezembro. A divulgação das eleições será no dia 07 de dezembro, também pelo site da Seduc. No dia 09 de dezembro, será publicado o resultado no Diário Oficial. Finalmente, no dia 23 de dezembro, será realizada a nomeação coletiva dos eleitos.

Eleições

O processo eleitoral será conduzido pelo Comitê de Execução do processo seletivo. Poderão participar da votação: profissionais da educação que compõem o quadro efetivo na escola há pelo menos seis meses antes do pleito; alunos nascidos até o ano de 2002, regularmente matriculados e com frequência comprovada; pai ou responsável legal por aluno, devidamente cadastrado, somente um por família, independente do número de filhos matriculados na escola.

Ao propor eleições para escolha de gestores escolares, o governo estadual investe na valorização do ensino público, ao buscar romper com práticas individualistas no âmbito dos centros de ensino. A instauração do processo democrático atende a uma reivindicação histórica da comunidade escolar e contribui para a melhoria dos índices educacionais no Maranhão.

Fonte: Secap
Texto: Carolina Mello

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI