9/10/2021 5:04 pm

Caravana 2.0 discute questões fundamentais para a consolidação da política educacional maranhense

Gestores educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretários municipais e educadores reuniram-se, na sexta-feira (8), no município de Pedreiras, para debater questões fundamentais e ações para a consolidação da política educacional maranhense, além dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou até 2006. O evento foi realizado na Quadra Poliesportiva do Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, onde também ocorreu o encontro de Agentes Jovens Ambientais.

A reunião contou com a participação de profissionais da educação de 13 municípios que integram a regional, sendo eles: Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande do Maranhão, Lima Campos, Pedreiras, Poção de Pedras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto e Trizidela do Vale.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, comemorou mais um debate com a participação maciça de professores, estudantes, gestores e demais presentes, para juntos debaterem o rumo da educação no estado e a destinação dos recursos dos precatórios.

“Mais uma Caravana do Escola Digna 2.0, desta vez na cidade de Pedreiras. Uma discussão produtiva, com a participação de centenas de profissionais da educação, estudantes, tanto da rede estadual quanto da rede municipal, é assim que se constrói um Maranhão melhor para todos nós, com diálogo, transparência, debatendo o futuro do Estado, por meio da educação. Viva a educação do Escola Digna por todo o Maranhão!”, festejou.

Durante o encontro, o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou as ações do Governo, por meio do Programa Escola Digna e enalteceu a administração do titular da Seduc, Felipe Camarão. “Os investimentos do Governo não pararam e o Programa Escola Digna é o maior programa de defesa e promoção dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes e o maior programa em execução no Brasil, coordenado pelo secretário Felipe Camarão”, expressou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Raimundo Oliveira, enalteceu a iniciativa do Governo na realização dos encontros, para discutir a educação do estado, visando ao fortalecimento do ensino em todo Maranhão.

“Estamos aqui em Pedreiras, participando da Caravana 2.0, para discutir a educação pública do nosso estado, a valorização dos trabalhadores e a infraestrutura de nossas escolas. A Caravana 2.0 significa um incentivo à educação pública porque discute uma pauta importante, que é o rateio dos precatórios do Fundef, um esforço do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, que vem fortalecer a educação pública do estado.  Viva a educação pública do nosso país, viva a educação pública do Maranhão”, ressaltou.

O Fundef vigorou até 2006 e foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os recursos do precatório do Fundef destinam-se exclusivamente para aplicação na Educação, devendo ser usados em despesas enquadradas como “manutenção e desenvolvimento do ensino”.

“Esse momento é muito importante porque trata da educação de todo o Maranhão, que é o desenvolvimento dos planos para os precatórios do Fundef, que servirão para a formatação da qualidade da educação nas nossas escolas, como a criação de laboratórios e aplicação dos recursos para fortalecer todas as áreas de conhecimento que estamos buscando. Agradeço ao Governo do Estado pela iniciativa. É assim que se faz um processo democrático dentro da educação, ouvindo o povo”, discorreu Laurentino Marques, professor de Matemática do Centro de Ensino Frei João Rodrigues Moreira, em Lagoa Grande do Maranhão.

O gestor Regional de Pedreiras, Marcio Sampaio, falou da importância do debate para o fortalecimento da educação no estado. “O debate contribui para o desenvolvimento da educação no Maranhão, porque discute sobre o destino correto dos recursos dos precatórios do Fundef. Esse debate vai acontecer em todo o Maranhão. Hoje, em Pedreiras, tivemos um ótimo debate com a participação de educadores de diversos municípios dessa regional”, exprimiu.

Agente Jovem Ambiental

A Caravana Escola Digna 2.0 contou também com a participação de 15 Agentes Jovens Ambientais, que receberam kits escolares, durante o encontro. O Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire também recebeu mais de 100 kits escolares, que serão entregues aos estudantes, para auxiliar em suas atividades da escola.

O Programa Jovem Ambiental já selecionou dois mil jovens, entre 16 e 21 anos, para atuação em projetos socioambientais sustentáveis, que cumprirão carga horária de 10 horas semanais. Os selecionados receberão um auxílio financeiro mensal, no valor de R$ 250,00, durante 12 meses, podendo ser reajustado por decreto do Poder Executivo.

A Agente Jovem Ambiental de Pedreira, Hemilly Vitoria, falou com empolgação da importância do programa para o município. “Hoje vim agradecer imensamente ao Governo do Estado pela criação desse programa maravilhoso, que é o Agente Jovem Ambiental. Esse programa é importante e vai contribuir com a preservação do meio ambiente, da flora e da fauna de nossa cidade. Vai nos ajudar a cuidar melhor do nosso rio, que é tão importante e crucial para o abastecimento da região. Eu me sinto honrada em participar de um programa como esse”, afirmou.

O técnico da Escola Ambiental do Maranhão, Gaudino Gusmão, falou sobre a participação dos Agentes no encontro. “Hoje tivemos um encontro da Caravana do Agente Jovem Ambiental com a Caravana do Escola Digna 2.0, buscando avanços educacionais e ambientais, para promover a mudança quanto às problemáticas locais. Na ECO 92, a frase célebre era: “pensar globalmente e agir localmente” e o Programa Agente Jovem Ambiental e o Programa Escola Digna fazem justamente isso, pensam globalmente, e agem em cada município do Estado do Maranhão”, declarou.

 

Fonte: Seduc
Texto: Antonio Figueredo
Fotos: Antônio Martins e Rodrigo Ribeiro
09/10/2021

Publicações

 

Secretaria de Educação do Estado do Maranhão – SEDUC

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Este obra está sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - Portal desenvolvido pela SEATI