27/10/2016 9:56 pm

Caravana Estudantil desperta protagonismo em escolas da rede estadual em São Luís

=_UTF-8_b_Rm90byA1X0xhdXJvIFZhc2NvbmNlbG9zX1NlZHVjXzI=_= =_UTF-8_b_NzEwMjAxNiAtIENhcmF2YW5hIEVzdHVkYW50aWwgZGVz_= =_UTF-8_b_cGVydGEgcHJvdGFnb25pc21vIGVtIGVzY29sYXMgZGU=_= =_UTF-8_b_IFPDo28gTHXDrXMsIGF2YWxpYW0gZXN0d

Secretário Felipe Camarão entre estudantes do Caic do município de São José de Ribamar

“Em primeiro lugar, a caravana foi boa pra gente, para o jovem. Ainda mais porque, nós, jovens, nos dias de hoje, temos que nos comunicar uns com os outros e a caravana trouxe essa possibilidade da inclusão social, porque jovem gosta de se divertir, praticar esporte, tanto por causa do seu corpo, como pra alegria da sua alma mesmo”. A avaliação é do estudante Matheus Pereira dos Santos, da turma 301, do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Dayse Galvão, bairro Vila Embratel, em São Luís. Ele estuda em uma das 12 escolas da rede estadual, em São Luís, que está recebendo a “Caravana Estudantil”, ação que tem como finalidade ampliar a participação do estudante na escola e incentivar o protagonismo juvenil.

Kleuvis Costa Leite Ribeiro, 16 anos, estudante do 1º ano, da U.E. Cruzeiro do Sul ressaltou que a caravana serviu para complementar as atividades pedagógicas da escola. “Foi importante para muitos estudantes que vivem aquele cotidiano intenso dentro de suas unidades de ensino e não tem a oportunidade de sair pra outras atividades extracurriculares. É uma oportunidade que é brilhante, a organização da caravana, as oficinas, tudo esta sendo muito interessante, eu parabenizo a todos que estão na organização”, disse.

=_UTF-8_b_Rm90byAxX0xhdXJvIFZhc2NvbmNlbG9zX1NlZHVjXzI=_= =_UTF-8_b_NzEwMjAxNiAtIENhcmF2YW5hIEVzdHVkYW50aWwgZGVz_= =_UTF-8_b_cGVydGEgcHJvdGFnb25pc21vIGVtIGVzY29sYXMgZGU=_= =_UTF-8_b_IFPDo28gTHXDrXMsIGF2YWxpYW0gZ (1)

Atividades da Caravana Estudantil em escolas da rede estadual

Para a coordenadora da Caravana Estudantil e supervisora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Benvides, as visitas às escolas foram surpreendentes, com a participação em sala de aula e rodas de conversa. “O que nos impressiona é o protagonismo da juventude, a forma como eles tem demonstrando suas opiniões sobre questões que envolvem o ambiente escolar; então tem sido muito rico e muito feliz, visto que enquanto muita gente subestima a juventude, ela está viva, aguerrida, mostrando a que veio, participando”, destacou.

A ação no Caic do município de São José de Ribamar, a última a escola da Região Metropolitana de São Luís a receber a caravana, teve a presença do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. Além dos estudantes do Caic, também participaram das atividades, realizadas na quarta-feira (26), alunos dos centros de ensino Dr. Tarquínio Lopes, Ribeiro do Amaral, Sete de Setembro, Salustino Trindade, Estado da Guanabara, São José de Ribamar, Carlos Melo, Erasmo Dias e Domingos Vieira Filho.

=_UTF-8_b_Rm90byA0X0xhdXJvIFZhc2NvbmNlbG9zX1NlZHVjXzI=_= =_UTF-8_b_NzEwMjAxNiAtIENhcmF2YW5hIEVzdHVkYW50aWwgZGVz_= =_UTF-8_b_cGVydGEgcHJvdGFnb25pc21vIGVtIGVzY29sYXMgZGU=_= =_UTF-8_b_IFPDo28gTHXDrXMsIGF2YWxpYW0gZXN0d

Atividades da Caravana Estudantil em escolas da rede estadual

“É o meu primeiro ano na escola e eu achei muito interessante a forma como eles colocaram o grêmio estudantil, pois é um modo dos alunos participarem e darem opinião sobre a escola e sobre o que eles estão precisando”, comentou Karine Cristina, do 1º ano, do Caic.

Já Ítalo Felipe, 3º ano, destacou sua participação na oficina de dança de rua. “A oficina de dança de rua trouxe o conhecimento de várias culturas e não somente do pagode, do funk, mostrou o que é cada dança e como a gente pode perder a timidez”, realçou.

A Caravana Estudantil percorrerá, a partir de segunda-feira (31) até 2 de dezembro, as 18 Unidades Regionais de Educação (UREs) com a realização de oficinas, palestras, roda de conversas, entre outras atividades importantes para a formação dos alunos, para que se vejam como atores principais no processo de construção de uma sociedade com justiça social e mais direitos. A agenda da caravana está disponível em: http:/www.educacao.ma.gov.br/caravana-estudantil/

=_UTF-8_b_Rm90byAzX0xhdXJvIFZhc2NvbmNlbG9zX1NlZHVjXzI=_= =_UTF-8_b_NzEwMjAxNiAtIENhcmF2YW5hIEVzdHVkYW50aWwgZGVz_= =_UTF-8_b_cGVydGEgcHJvdGFnb25pc21vIGVtIGVzY29sYXMgZGU=_= =_UTF-8_b_IFPDo28gTHXDrXMsIGF2YWxpYW0gZXN0d

Atividades da Caravana Estudantil em escolas da rede estadual

Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI