“Ninguém pode roubar seu conhecimento e a escola é o espaço ideal de diálogo para construção desse conhecimento. Por isso, participem ativamente, se envolvam e discutam as questões na escola”, enfatizou o músico Tico Santa Cruz, na tarde desta quarta-feira (7), durante roda de diálogo com a participação de centenas de alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino, marcando o encerramento da Caravana Estudantil, promovida pelo Governo do Maranhão.
Depois de percorrer escolas nas 19 Unidades Regionais de Educação, despertando o protagonismo juvenil e debatendo questões como gênero, arte, diversidade, esporte, entre outras, a Caravana concluiu suas atividades, na Casa do Maranhão (Praia Grande), em clima de descontração, com a livre manifestação dos estudantes.
“A Caravana Estudantil mostrou que a educação não é só dentro da sala de aula, mas deve ser construída por todos nós”, destacou a estudante Brenda dos Santos, 19 anos, do CE Vinícius de Moraes (bairro Divineia).
Jaine Santos, presidente da Associação Maranhense dos Estudantes Secundaristas (AMES), também avaliou o resultado da Caravana e seu impacto para o movimento estudantil. “Foi um projeto no qual os estudantes tiveram a oportunidade de ter a escola voltada a si. Hoje os estudantes têm a visão de que o protagonismo estudantil pode mudar a realidade da educação”, disse.
Ela também destacou a criação de mais grêmios nas escolas. “Uma prova de que a Caravana deu certo, é que o número de grêmios estudantis que foram formados nesse período aumentou significativamente. Os estudantes estão mais empolgados para participar do dia a dia de sua escola”, realçou.
Ao fazer um balanço da Caravana, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, frisou que foram cerca de 30 eventos em escolas estaduais em todo o estado com a participação direta de milhares de estudantes. “Com a Caravana fomentamos mais lideranças estudantis, mais grêmios, e, consequentemente, mais estudantes protagonistas, que farão a diferença a partir da escola que estão matriculados e também em suas comunidades”, enumerou. “A Caravana deve acontecer todo dia em nossas escolas para cada vez mais envolver um número maior de alunos”, finalizou.
Durante a Caravana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aplicou pesquisa sobre o perfil e sugestões dos estudantes sobre a escola de seus sonhos. “Mais de 3 mil questionários estão sendo tabulados e isso nos dará subsídios para construção de políticas educacionais para a juventude”, disse.
Participaram também do encerramento da Caravana Estudantil, os secretários de Estado, Márcio Jerry (Comunicação e Articulação Política), Tatiana Pereira (Juventude) e Márcio Jardim (Esporte); a presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Camila Lanes, além de lideranças de diversas entidades estudantis.
Após a roda de diálogo na Casa do Maranhão, os estudantes participaram de show com Tico Santa Cruz, apresentação cultural de Cacuriá Negrete de Viana, show de reggae com a cantora Núbia e discotecagem com a DJ Nega Glícia.
Fonte: Seduc
Fotos/HandsonChagas
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI