11/10/2016 8:16 pm

Caravana estudantil leva oficinas e discute protagonismo juvenil com estudantes da zona rural

=_UTF-8_b_Rm90byAxX0RpdnVsZ2HDp8Ojb19TZWR1Y18xMTEwMjAxNiA=_= =_UTF-8_b_LSBDYXJhdmFuYSBlc3R1ZGFudGlsIGxldmEgb2ZpY2lu_= =_UTF-8_b_YXMgZSBkaXNjdXRlIHByb3RhZ29uaXNtbyBqdXZlbmls_= =_UTF-8_b_IGNvbSBlc3R1ZGFudGVzIGRhIHpvb

Roda de conversa sobre esportes educacionais atraiu estudantes

O estudante Felipe da Silva, do Centro de Ensino Mário Meireles, da rede estadual de ensino localizado no bairro Mangue Seco, zona rural de São Luís, vivenciou, nesta quarta-feira (11), uma programação diferenciada em sua escola. “Nunca tivemos um programa assim em nossa escola, trazendo conhecimento pra gente e isso foi muito bacana. Vamos aproveitar para colocar em prática tudo que aprendemos, tanto na escola como na comunidade que estamos fazendo a diferença”, destacou.

Felipe e os colegas participaram da oficina “Esportes Educacionais”, que integra as ações da Caravana Estudantil, promovida pelo Governo do Estado com objetivo de ampliar a participação dos estudantes e incentivar o protagonismo juvenil nas escolas e está percorrerá as escolas estaduais nas 19 Unidades Regionais de Educação do Maranhão.

=_UTF-8_b_Rm90byAyX0RpdnVsZ2HDp8Ojb19TZWR1Y18xMTEwMjAxNiA=_= =_UTF-8_b_LSBDYXJhdmFuYSBlc3R1ZGFudGlsIGxldmEgb2ZpY2lu_= =_UTF-8_b_YXMgZSBkaXNjdXRlIHByb3RhZ29uaXNtbyBqdXZlbmls_= =_UTF-8_b_IGNvbSBlc3R1ZGFudGVzIGRhIHpvb

Estudante do CE Mário Meireles participa da oficina de grafite

Ervelin Souza dos Santos, do 1º Ensino Médio, do CE Lúcia Chaves, na Vila Esperança, é membro do colegiado escolar de sua escola e durante a passagem da caravana pelo Mário Meireles participou do debate sobre protagonismo juvenil. “A caravana é maravilhosa, porque motiva o estudante a compartilhar suas ideias, construir seu pensamento e incentiva a gente a atuar como protagonistas. No nosso grupo fomos bem motivados para sermos estudantes que participam do dia a dia da escola”, comentou.

A estudante Caroline Carvalho também participou do debate sobre protagonismo juvenil. “A partir de hoje tivemos conhecimento dos direitos que temos como estudantes e vamos repassar para outros colegas. Temos direito a ser ouvidos e contribuir para a melhoria da escola. Por isso, a partir da caravana vamos criar um grêmio na escola”, disse.

Com uma programação diversificada, a caravana consegue envolver todos os estudantes em rodas de conversa, debatendo também questões como: empreendedorismo e criatividade; cultura e formação artística; gênero e diversidade; saúde e cidadania; sustentabilidade; grêmio estudantil e arte do grafite.

Na escola Mário Meireles, uma das oficinas que mais atraiu os estudantes foi a “Arte do Grafite”. “Foi uma ótima experiência, uma coisa nova, nunca tinha feito isso antes. Acho que precisa vir mais oficinas como essas para nossa escola”, disse Carliane Costa, do 1º ano do Ensino Médio.

=_UTF-8_b_Rm90byAzX0RpdnVsZ2HDp8Ojb19TZWR1Y18xMTEwMjAxNiA=_= =_UTF-8_b_LSBDYXJhdmFuYSBlc3R1ZGFudGlsIGxldmEgb2ZpY2lu_= =_UTF-8_b_YXMgZSBkaXNjdXRlIHByb3RhZ29uaXNtbyBqdXZlbmls_= =_UTF-8_b_IGNvbSBlc3R1ZGFudGVzIGRhIHpvb

Oficina de Gênero de Diversidade

Ane Grabriele Vasconcelos participou de uma roda de conversa sobre gênero, diversidade e escola e, segundo ela, é necessário que esses conhecimentos e discussões cheguem aos jovens. “O Governo está de parabéns por esse tipo de projeto que foi bem aceito por todos os jovens estudantes”, enfatizou.

“A intenção da caravana é despertar em cada um a consciência política que o jovem tem que ter hoje na sociedade”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI