5/12/2016 2:03 pm

Caravana Estudantil movimenta estudantes de Imperatriz

FOTO 1- caravana

Abertura da Caravana no CE Graça Aranha

Os Centros de Ensino Nascimento de Moraes e Graça Aranha, em Imperatriz, foram as escolas escolhidas como sedes para receber, na última semana, a Caravana Estudantil: “A Juventude do Maranhão pede Passagem”, promovida pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Na quinta-feira (1º) e sexta-feira (02) alunos dessas escolas e dos demais Centros de Ensino, participaram de oficinas, palestras, rodas de conversa que envolvem cultura, gênero e diversidade, grêmio estudantil, esportes educacionais, saúde e cidadania, grafite, dança de rua, entre outras atividades, visando a formação desses estudantes, como atores principais na construção de uma sociedade mais justa com a participação de todos.

FOTO 2 - caravana

Abertura da Caravana Estudantil no CE Nascimento de Moraes

Durante a programação, aconteceu também uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que disponibilizou uma equipe para vacinação dos estudantes presentes ao evento, contra Febre Amarela, DTs (Influenza), Difteria/Tétano, Hepatite B e HPV (para meninas de 09 a 14 anos).

A gestora Regional de Educação de Imperatriz (UREI), Orleane Evangelista de Santana, esteve presente na abertura da Caravana Estudantil e destacou a importância de atividades como esta para a melhoria da educação no estado. “Eu nunca tinha visto, até hoje, nenhum governo se aproximar tanto da juventude quanto o Governo Flávio Dino. Nenhum outro governo preocupado tanto com a participação destes jovens, no objetivo de construir uma educação que atenda também aos anseios dos estudantes”, explicou.

Para a coordenadora Pedagógica da UREI, professora Aurenir Terto, é muito importante essas discussões com a juventude. Ela destacou a Oficina de Grêmios promovida durante a passagem da Caravana. “Estamos com um grupo de trabalho sobre Grêmio Estudantil, na Unidade Regional de Educação de Imperatriz, com objetivo de implementar essa discussão nas escolas, porque acreditamos que uma gestão efetivamente democrática se faz com a força representativa da participação dos estudantes e da comunidade escolar e a Caravana fortalece essa ação”, comentou.

Dos corredores às salas de aula, das quadras esportivas, aos pátios e muros da escola, muita movimentação era possível se ver, com destaque para o envolvimento dos jovens em tudo o que foi proposto durante a Caravana: da seriedade de uma discussão, à produção musical e de dança, pintura, construção de cartazes, onde tudo foi socializado ao final. Os estudantes puderam nesses dois dias ter uma escola diferente, onde o protagonismo juvenil foi vivenciado de uma forma intensa, deixando a escola com uma nova cara, com um fôlego novo.

FOTO 3 - caravana

Vacinação de estudantes durante o evento

A professora Anne Benevides, supervisora de Políticas Educacionais para a Juventude da Seduc e coordenadora da Caravana Estudantil, explica que a ação visa dialogar com a juventude em todas as escolas. “O nosso grande objetivo é construir cada vez mais uma gestão democrática e para isso necessitamos da opinião e do olhar do estudante maranhense, como ele quer a escola, como ele sonha o Maranhão. A gente vê um novo fôlego para o Estado com estes jovens, porque trazem novas ideias, conquistam mentes e corações com tanta pureza e com tanta garra”, revelou.

FOTO 6 - caravana

Subsecretário de Educação, Danilo Moreira, a técnica da UREI, Giseuda Costa, e um dos integrantes da Caravana Estudantil

O subsecretário da Seduc, Danilo Moreira, acompanhou de perto a passagem da Caravana por Imperatriz. “É interessante observar que as gerações vão se sucedendo e seguem com a mesma motivação, querendo escolas melhores, uma cidade, estado e um país melhores. Mas querer, não basta. É preciso a participação efetiva da juventude para que as mudanças realmente aconteçam. O Governo Flávio Dino é pautado na democracia, por isso, a Caravana da Juventude, as Eleições de Gestores Escolares e o estímulo à criação de Grêmios nas escolas, estão entre as ações que garantem a participação de todos, principalmente dos jovens estudantes, que passam a ter vez e voz”, conclui.

Pesquisa

Uma pesquisa também foi realizada durante a programação da Caravana, com o objetivo de formular um perfil dos estudantes da Rede Pública de Ensino no Maranhão e também a criação de um banco de dados. O questionário contemplou perguntas referentes à condição social, econômica, cultural, educacional e política dos estudantes. Através da pesquisa, será possível estabelecer uma investigação nas relações estabelecidas entre a cultura escolar, as culturas juvenis e as vivências no espaço da escola.

“Foi um momento ímpar ver a juventude de Imperatriz fazendo história, se permitindo participar ativamente dessa grandiosa ação. Parabéns à Caravana Estudantil, ao CE Nascimento de Moraes e ao CE Graça Aranha, que tão bem acolheu a proposta, às escolas participantes e aos estudantes que se fizeram presentes”, enfatizou a professora Giseuda Pereira da Costa, responsável pela organização do evento em Imperatriz. “A Caravana Estudantil trouxe ânimo novo para as escolas, visando o fortalecimento da Gestão Democrática e da implementação dos Grêmios Estudantis”, concluiu a professora.

FOTO 5 - caravana

Dança de Rua foi uma das propostas durante o evento

Culminância

Na próxima quarta-feira (7), diversas atividades culturais marcarão o encerramento da Caravana Estudantil, em São Luís. O evento contará com show com o cantor Tico Santa Cruz, além de atrações locais, e será realizado na Casa do Maranhão (Praia Grande).

Programação Culminância Cultural
13h30 Peça Teatral com o grupo do Centro de Ensino Vinícius de Moraes
14h30 Roda de conversa sobre protagonismo juvenil
16h Culminância cultural com: Tico Santa Cruz; apresentação do grupo de Cacuriá Negrete de Viana; show de reggae com Núbia e discotecagem com DJ Nega Glicia