O Centro de Ensino de Apoio a Pessoa com Surdez (CAS) realizou, na quinta-feira (6), o XI Encontro dos Cursos de Libras (ECLICAS). O evento já acontece desde 2013,em razão da conclusão dos Cursos de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e promove a confraternização entre cursistas para socializar conhecimentos aprendidos em sala de aula, durante o período letivo.
O encontro oportuniza aos profissionais e à comunidade em geral interação entre surdos e ouvintes, por meio das diversas experiências comunicativas, e, principalmente, através do curso de LIBRAS. O tema gerador deste ano foi “Maranhão Em Sinais: cultura, histórias e linguagens” e contou com exibições de vídeos sobre a Fundação de São Luís, história de Pai Francisco e Catirina, pontos turísticos da capital maranhense e de São José de Ribamar, entre outros.
A programação no CAS seguiu por toda tarde e contou, ainda, com apresentação de coreografia da Música “Bela Mocidade”, do autor Donato Alves, interpretação da poesia “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias e ainda exibidas em vídeos, “A história da Língua de Sinais e a inserção da Comunidade Surda no Mercado de Trabalho”.
Para a gestora geral, Vanessa Lúcio Nascimento Coelho, esse é um momento de festa e também de socializar conhecimentos. “Esse momento é de confraternização, é o tempo de trocas de experiências, de interação dos alunos. São os três turnos que se encontram em um só momento, a aprendizagem adquirida durante todo o semestre é compartilhada com todos os envolvidos na ação”, revelou a gestora.
A aluna Helen Caroline Ferreira Araújo, 30 anos, por meio da linguagem de sinais, e,auxiliada pela professora intérprete Ranilda Rocha, falou da sua participação no evento.“É muito bom participar do encontro porque há uma troca de conhecimento entre todos. Eu participei do Curso de Língua Portuguesa para surdos e aprendi muito com as aulas. Saio daqui muito feliz”, finalizou a aluna.
Fonte: Seduc
Fotos: Cinaldo Oliveira
07/06/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI