12/04/2021 5:59 pm

Cátedra de Educação Básica explora as relações da escola com o espaço urbano

Nos dias 13 e 15 de abril, às 16h, a Cátedra de Educação Básica da USP sediará um encontro que vai abordar as relações da educação com o espaço urbano. Parceria com a Escola da Metrópole, núcleo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da USP, o debate “Escola, Cidade e Cidadania na Formação Docente” tratará da integração entre escola e formação cidadã, das possibilidades de aprendizado a partir da exploração do território urbano, e da promoção de um trabalho escolar que inclua o conhecimento da complexidade da vida urbana entre seus objetivos. Além disso, serão apresentados relatos e experiências de projetos e movimentos sociais relacionados ao tema (veja a programação completa abaixo).

Para participar, não é preciso fazer inscrição. A transmissão é aberta no canal da Cátedra de Educação Básica no YouTube. Para mais informações, acesse o link catedraeducacaousp.org/encontro-escola-cidade.

Para tirar suas dúvidas em relação à certificação de presença, leia o guia de orientações da Cátedra acessando catedraeducacaousp.org/certificado.

Programação:

Dia 13/04, das 16h às 19h

  • Abertura e mediação – Elie Ghanem (Faculdade de Educação da USP e Cátedra de Educação Básica)
  • O conhecimento dos territórios e comunidades da região da escola e da cidade – Valter de Almeida Costa (pós-doutorando da Faculdade de Educação/USP)
    Destaca alguns marcos entre as iniciativas que buscaram promover o maior conhecimento sobre os territórios das escolas e da cidade de São Paulo, com a participação de educadores, nas últimas três décadas.
  • Movimentos populares, pesquisadores(as) e formação de ativistas – Jorge Kayano (médico sanitarista, Equipe Democracia e Participação Instituto Pólis)
    Os desafios da colaboração entre pesquisadores(as) e participantes de movimentos populares na formação de pessoas para o exercício da cidadania ativa.
  • Educação Integral e a cidade que educa – Helena Singer (Ashoka e Cátedra de Educação Básica IEA-USP)
    Educação Integral, cidade educadora e bairro educador: o aparecimento e desenvolvimento dessas propostas em experiências realizadas no Brasil.
  • Formação, planejamento e produção do espaço urbano – João Sette Whitaker Ferreira (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP)
    As ações de formação voltadas a grupos da sociedade civil em processos de planejamento urbano e na configuração das cidades.
  • Projeto Território das Travessias – João Kleber de Santana Souza (Diretor da Emei Gabriel Prestes)
    Relatos de experiências de construção de Territórios Educativos.
  • Palavra aberta e debate.

Dia 15/04, das 16h às 19h

  • A elaboração e implantação do projeto do Instituto das Cidades-Unifesp/ZL – Pedro Arantes (Departamento de História da Arte, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Unifesp/Guarulhos)
    Análise da proposição de modelos alternativos de universidade na busca de maior adequação a características de estudantes de meios populares e de necessidades postas pela luta por igualdade e por respeito à diversidade no ambiente urbano.
  • A Cidade e a Criança: o território como espaço experiencial e de aprendizado – Ana Estela Haddad (Vice-coordenadora do NAP Escola da Metrópole IEA/USP)
    Experiências desenvolvidas a partir da observação e exploração ativa do território pelas crianças, desde a primeira infância podem ser transformadoras como fonte de aprendizagem e educação para a cidadania.
  • A articulação entre setores da educação e da saúde na formação para a cidadania e defesa da vida – Naomar de Almeida Filho (médico epidemiologista e titular da Cátedra Educação Básica)
    Os aspectos educacionais da proteção e promoção da saúde que demandam a atuação de profissionais desta área e dos sistemas escolares na formação para o exercício da cidadania.
  • Experiência de atuação escolar territorial – Claudio Marques da Silva Neto (Diretor da Emef Infante Dom Henrique)
    Relatos de experiências de construção de Territórios Educativos.

A Cátedra

Criada em 2019, a Cátedra de Educação Básica é uma parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) com a Fundação Itaú para Educação e Cultura. Ela oferece seminários e cursos gratuitos, com certificados, para professores, pesquisadores e estudantes. Os vídeos das atividades realizadas estão disponíveis no site e no canal do YouTube da Cátedra. Também é possível acompanhar as novidades pelo Facebook e Instagram do IEA. Para participar do grupo no Telegram, onde os participantes recebem informes e novidades, clique aqui.

12/04/2021

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI