27/04/2018 3:59 pm

CE Força Aérea Brasileira lança projeto de leitura ‘Ler a vida’, em comemoração alusiva ao Dia Internacional do Livro

09986_foto_4_projeto_ler_vida_foto_antonio_martins_6941128504486535044

Alunos do 6º ano do CE Força Aérea Brasileira, durante oficina de teatro com Jaine Santos

Durante toda essa semana estudantes do Centro de Ensino Força Aérea Brasileira, escola da rede pública estadual de ensino localizada no bairro do São Cristóvão, estão imersos no mundo das artes e literatura. Trata-se do lançamento do Projeto Ler a vida, que envolve alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, daquele Centro de Ensino, em atividades culturais e literárias que disseminam a leitura para sensibilizar e despertar nos alunos o interesse pelo gosto de ler.

Lançado na semana em que se celebra o Dia Internacional do Livro, comemorado no último dia 23, o Projeto ‘Ler a vida’ tem como principal objetivo criar condições para a leitura em contextos diferentes dos da educação formal, nos quais os alunos possam ter uma relação mais livre e pessoal com as mais diversas modalidades textuais.

De acordo com a professora de Artes do CE Força Aérea Brasileira, Francisca Costa, o projeto acontecerá todos os anos em torno do Dia Internacional do Livro, e sempre contará com uma série de atividades com incentivo à leitura de uma forma mais completa, em que os estudantes serão estimulados e a ler e interpretar os mais diversos tipos de linguagens.

Estudantes apreciam exposição de fotografias e vestimentas do Grupo Maracrioula

“Assim o aluno vai aprender a ler um panfleto, um cartaz, ler os outdoors que estão espalhados pelas ruas, bulas de remédio. Então, o objetivo é trazer o hábito da leitura para os alunos, levando em consideração a vida, a vivência das pessoas, desvinculando-se um pouco do livro didático e paradidático. Uma questão de interpretação de texto, do mundo, da leitura para a vida”, reforça a gestora.

Para tanto, as atividades da semana giram em torno de: palestras, oficinas de teatro, dança, música, recitais de violão clássico, apresentações de tambor de crioula e, ainda, o lançamento do livro ‘Esplêndido, o guará que não conseguia ficar vermelho’, de Cláudio Lima.

O lançamento do projeto, que é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conta, ainda, com a parceria de diversas instituições, como: o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que doou vários exemplares de livros didáticos e paradidáticos que serão entregues aos estudantes do Centro de Ensino, a Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir), a Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semur), Grupo Maracrioula, além da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que realizou aplicação de mais de 300 doses de vacinas.

Ministrante da oficina de teatro, realizada para alunos do 6º ano do Centro de Ensino, a servidora da Sejuv, Jaine Santos, conta que escolheu a temática de encenação para demonstrar aos jovens o que é protagonismo juvenil e abordou, então, a construção de uma história onde eles, enquanto construtores dessa narrativa, seriam também os atores da representação. Assim, foi possível falar de uma forma diferente sobre protagonismo juvenil e sobre a construção da sua própria história.

“O sentimento que ficou é que é só plantar uma sementinha que nasce uma árvore, eles têm muita energia, como todas as crianças, e canalizada da forma certa, eles conseguirão construir boas coisas, bons livros e uma boa história para poder viver”, disse.

A cultura popular maranhense também tem espaço na programação da semana de lançamento do Projeto Ler a vida, as oficinas, exposição e apresentações de tambor de crioula ficaram por conta do Grupo Maracrioula.

A parceria entre o CE Força Aérea Brasileira e o Grupo Maracrioula partiu de um movimento já realizado pelo Grupo, que visita escolas da rede pública e privada para levar amostras da cultura por meio da exposição de fotografias, apresentação de instrumentos e indumentárias, além de oficinas percussivas e de danças.

Alunos participam de oficina de tambor de crioula, com o Grupo Maracrioula

“O tambor de crioula é uma das essências do nosso estado, hoje nós somos patrimônio imaterial e estamos nessa parceria com as escolas. Desde 2012 estamos com esse projeto, temos uma cartilha educativa falando sobre o tambor de crioula, e hoje, aqui nessa escola, ficamos mais uma vez gratos pela aceitação e respeito desses alunos por nossa cultura e a nova visão que eles têm do tambor de crioula do Maranhão”, disse Nascimento Pereira de Almeida, coordenador do Projeto “Crioula, simples como deve ser”. do Grupo Maracrioula.

Para o aluno do 6º ano do CE, Glaydson Correia, o projeto é muito importante para o estímulo à leitura e deveria ser adotado em todas as escolas do país inteiro. “O projeto é muito bacana, nas oficinas e apresentações nós aprendemos muito sobre história, e a cultura do nosso estado”, afirmou.

Já para a aluna do 8º ano, Taís Alves, a oficina de tambor de crioula possibilitou, inclusive, participar de uma roda de dança, o que tornou o aprendizado uma experiência diferenciada. “Participar da oficina de dança de crioula foi maravilhoso. E o projeto todo nos mostra até uma outra forma de aprender, nos estimula a aprender cada vez mais sobre a nossa cultura e a ver a vida de uma forma diferente, também”, concluiu Taís Alves.

Cabe destacar que, durante todo o ano os estudantes terão atividades pontuais do projeto ‘Ler a vida’, que culminará no final do ano letivo com apresentações dos resultados durante a Feira do Livro.

Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Antônio Martins