24/09/2021 5:09 pm

CE Pedro Álvares Cabral realiza projeto na escola para debater sobre a violência de gênero e racismo estrutural

Divulgação

Nesta quinta-feira (23), o Centro de Ensino Pedro Álvares Cabral, escola da rede pública estadual localizada em São Luís, deu início ao Projeto intitulado “Seminários estruturantes: Violência de Gênero e Racismo Estrutural”, com o objetivo de promover na comunidade escolar discussões, reflexões e conscientização sobre os problemas que envolvem as relações étnico-raciais.

Sobre a ideia do evento a professora de Língua Portuguesa Gilcimara Frazão comenta: “A ideia nasceu por meio de uma postagem de um artigo de autoria de Eva Alterman da USP, feita pelo professor de Sociologia, Luiz Eduardo, no grupo de whatsapp da escola. O texto apontava para grandes índices de feminicídio no Brasil, cuja as taxas eram bem maiores entre mulheres negras. Isso levantou várias questões e percebeu-se a necessidade de criar um plano de ação que promovesse uma reflexão crítica sobre a temática”.

Durante o período da manhã houve uma roda de conversa entre os alunos e as pesquisadoras da UFMA, Geovana Coelho e Teresa Brito. Com as seguintes temáticas “A construção identitária da mulher negra no ambiente escolar” e “Representatividade negra na educação infantil: construção identitária por meio da literatura”. Foi um bate-papo sobre as experiências delas na vida escolar e o resultado de seus estudos na Universidade.

“Hoje tivemos uma palestra para nos conscientizarmos sobre o preconceito, sobre a representatividade das pessoas negras. E vieram duas jovens para minha instituição, para difundir esses conhecimentos amplamente relevantes para a nossa sociedade, para manutenção do equilíbrio social. E eu particularmente digo que superou bastante minhas expectativas, pude compreender a luta e a evolução histórica da humanidade, e que a sociedade sempre foi diretamente influenciada por aspectos ideológicos que fomentavam não tão somente a desigualdade social, mas também racial. Estes aspectos ideológicos contribuíram para o surgimento da segregação, violação da integridade moral das pessoas negras e enraizava, ainda mais, o preconceito. E eu, particularmente, por ser um aluno negro, gosto muito dessas palestras, porque de fato elas evidenciam muito bem a importância da pessoa negra em qualquer âmbito de atuação e isso é muito importante ‘pra’ gente”, declarou Robeth Aroucha, estudante da 3ª série do Ensino Médio

Hoje (24), foi a vez dos professores participarem, por meio de uma formação ministrada pelas pesquisadoras com a mesma temática ministrada aos alunos. O projeto terá sua culminância na semana da Consciência Negra, até lá serão realizadas várias oficinas, palestras e formações com alunos e professores.

Texto: Divulgação CE Pedro Álvares Cabral
24/09/2021

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