27/06/2016 12:33 pm

Censo Escolar 2016 inicia coleta de dados nesta segunda-feira (27)

A primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2016 terá início nesta segunda-feira (27). Nessa fase, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coletará informações detalhadas sobre escolas, turmas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do país.

Participam desse processo escolas das redes públicas: municipais, estaduais e privadas, representadas legalmente por seus gestores escolares e secretários de educação. Os dados são informados por meio de Sistema Educacenso e o prazo estabelecido pelo INEP, conforme portaria 287/2016, estende-se até o dia 31 de agosto.

De acordo com Superintendente de Estatística e Coordenador Estadual do Censo Escolar na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Mário Alberto Xavier Gomes, os dados coletados contêm informações detalhadas e servem para subsidiar a definição de políticas públicas brasileiras de educação. “Esses dados também servem como base para distribuição de recursos, da União para estados e municípios, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), além de outros programas do Ministério da Educação, como Livro Didático, Alimentação Escolar, Recurso Financeiro Direto para Escola, Transporte Escolar, Mais Educação, etc.”, explicou.

No estado, a Coordenação do Censo Escolar é a responsável por orientar, acompanhar e supervisionar toda a execução do processo censitário nas escolas de suas redes de ensino, zelando pela qualidade das informações e pelo cumprimento dos prazos e das normas estabelecidos pelo INEP. Para obter mais informações, as escolas podem acessar o endereço eletrônico do censo (http:/portal.inep.gov.br/); ligar para (98) 3235-5913/ 3218-2324/2359, ou pelos e-mails: estatisticama@inep.gov.br / censoescolar@educacao.ma.gov.br

 

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI