Localizado no Conjunto Vinhais, em São Luís, o Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana, realizou nesta quinta-feira (24), uma ação alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que consistiu em trabalhar com os alunos, por meio de circuito, habilidades psicomotoras, sensorial, física e motora, além de promover momentos de diversão e interação entre alunos, pais e toda a comunidade escolar.
Em média, 63 profissionais, dentre eles, professores, coordenadores pedagógicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e auxiliares de serviços gerais trabalham para prestar um atendimento de qualidade às 130 crianças e adolescentes, com idade entre 03 e 17 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras síndromes e transtornos que englobam a deficiência intelectual (DI).
Como parte da ação comemorativa, os alunos participaram de um passeio de ônibus pela orla marítima de São Luís, com música, descontração e muitas brincadeiras e na volta, participaram de um lanche coletivo com os pais e profissionais da escola. “São atividades simples, mas para os estudantes com deficiência intelectual e TEA, são atividades extremamente necessárias para o desenvolvimento cognitivo, social, motor e pessoal de cada um deles”, ressalta Luciana Carvalho, gestora geral do Centro João Mohana.
O Centro aplica todo o currículo da educação básica, com a devida flexibilização, para atender às especificidades de cada aluno. Dentre as modalidades de atendimentos estão, o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Estimulação Essencial, a Intervenção Educacional e o Acompanhamento Pedagógico. Os serviços são realizados por equipe multiprofissional, além do professor em sala de aula.
Leidiane do Lago Viana, 39 anos, é mãe do aluno Renato Viana, 17 anos, com deficiência intelectual, que há três anos é atendido pelo centro de ensino. Ela conta que saiu do município de Itapecuru, há 117 quilômetros de São Luís, em busca de um lugar que ajudasse o filho na descoberta e desenvolvimento de habilidades: “Pra nós, o João Mohana é uma família acolhedora, que nos recebeu em um momento muito delicado de nossas vidas. Descobri a escola por meio de rede social e ao chegar aqui, fui muito bem recebida pela gestora Luciana. Hoje, é perceptível a mudança em meu filho. Ele está menos ansioso, mais centrado, mais sociável e consegue demonstrar habilidades que antes não possuía”, declara, emocionada.
Sobre a Semana
Instituída pela Lei de nº 13.585/2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece entre os dias 21 a 27 de agosto, com a temática “Conectar e somar para construir inclusão”, a fim de conscientizar toda a sociedade sobre as necessidades específicas dessas pessoas. De acordo com dados do último censo do IBGE, realizado em 2022, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o equivalente a 8,9% da população.
Para Nadja Leite, fonoaudióloga do Centro João Mohana, “a importância de dar destaque à semana é trazer mais visibilidade para os alunos, para que eles possam ser reconhecidos por outras pessoas como crianças que tem suas peculiaridades, mas que são crianças que sentem, brincam, estudam e também precisam ser valorizadas enquanto pessoa humana”, conclui.
Fonte: Seduc
Texto: Kelly Morais
24/08/23
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI