2/04/2019 4:13 pm

Centro de Educação Especial promove semana de atividades pelo Dia Mundial da conscientização do Autismo

“Eu sou mãe do Bruno Gustavo, que tem cinco anos, e é autista. A princípio não é muito fácil a luta. Às vezes você vê uma criança, ela não tem nenhum defeito físico, aparentemente, e por isso, na maioria das vezes, não é respeitada, sofre muitos preconceitos porque as pessoas pensam que é birra ou má criação, sem saber o que realmente acontece. Por isso, acho de extrema importância essa data, para chamar a atenção da sociedade para que olhem com mais carinho para as nossas crianças autistas”. O depoimento, que convida a sociedade à uma reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é de Gardênia Sotero Cunha, uma das mães, cujos filhos são atendidos no CEEE João Mohana, que é ligado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), responsável pelo atendimento de alunos com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista.

Nesta terça-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Gardênia se juntou a outras mães, filhos, educadores e toda a comunidade escolar do ‘João Mohana’, para um dia de atividades lúdicas, psicomotricidade, artes, pintura facial e nas mãos, além de exibição de curta metragem com exibição de filmes com Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, Turma da Mônica, Sítio do Pica-pau Amarelo, entre outros.

Estudantes do CEEE João Mohana apresentam peça Chapeuzinho Vermelho

Estudantes do CEEE João Mohana apresentam peça Chapeuzinho Vermelho

A programação começou na segunda (1º), quando os alunos foram os protagonistas, ao apresentarem aos pais e convidados uma releitura do clássico infantil ‘Chapeuzinho Vermelho’, de Charles Perrault.

“Essas atividades são uma forma de dizer para os nossos estudantes, que nós nos importamos muito com o bem-estar deles, e queremos acolhê-los da forma mais prazerosa. A programação encerra na quinta (04), com a presença de estudantes de uma faculdade, que são nossos parceiros em várias atividades que desenvolvemos ao longo do ano. Nesse dia faremos várias atividades lúdicas”, disse a gestora do Centro, Luciana Santos.

As atividades, assim como a data, visam ajudar a conscientizar a população sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

A professora Gisele Franco, que trabalha no Atendimento Especializado, reforça a necessidade de falar e de lutar pela conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista.

“Uma pessoa que não conhece, que não têm criança ou um adulto com TEA na família, não têm ideia da necessidade de termos uma sociedade consciente e de braços abertos para receber essas pessoas. Nesse dia, nós que trabalhamos com crianças, adolescentes e adultos com TEA, desejamos simplesmente que as pessoas se coloquem no lugar de um familiar, de um parente que convive diariamente com as situações adversas impostas pelo autismo. É preciso ter um olhar diferenciado para acolher, para abraçar. Assim como é preciso ter espaços que acolham, que sejam inclusivos”, enfatizou Gisele Franco.

Comunidade escolar do CEEE João Mohana em atividade lúdica pelo Dia Mundial da conscientização do Autismo

Comunidade escolar do CEEE João Mohana em atividade lúdica pelo Dia Mundial da conscientização do Autismo

O CEEE João Mohana atende 116 crianças e adolescentes com TEA, na faixa de 03 a 17 anos com acompanhamento Educacional Especializado, Estimulação Essencial, Intervenção educacional e Acompanhamento Pedagógico. E conta com a equipe multidisciplinar composta por pedagogo, terapeutas educacionais, psicólogos, fonoaudiólogo e tantos outros profissionais, dá suporte para que as crianças e adolescentes possam ter uma maior possibilidade de inclusão.

Investindo para atender melhor

O CEEE João Mohana também recebeu investimentos para melhorar o atendimento e a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. O Centro foi uma das mais de 820 escolas reformadas, revitalizadas e ou construídas pelo Governo do Maranhão, que também investiu em qualificação e aperfeiçoamento de profissionais, contratação de cuidadores e implantação de gratificação específica a profissionais que atuam nessa modalidade de ensino, que era reivindicação histórica da categoria. O governo também adquiriu um novo ônibus escolar adaptado para transporte dos estudantes do Centro.

Fonte: Seduc
Texto: Regina Sousa
Fotos: Divulgação
02/04/19

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