19/03/2017 9:24 am

Centro de Ensino Ana Mota é inaugurado durante Caravana do Governo de Todos, em São Vicente Ferrer

escola-digna-Ana-Mota

Além das seis salas de aula, dispõe de secretária, sala de professores, laboratório de informática, espaço para biblioteca e atenderá cerca de 300 alunos da sede e de povoados vizinhos

Durante a passagem da ‘Caravana do Governo de Todos’ na baixada maranhense, neste sábado (18), o Governo do Estado entregou para a população de São Vicente Ferrer, o Centro de Ensino Ana Mota, escola da rede pública estadual que por anos funcionou em prédio cedido pelo município.

O prédio escolar teve sua construção iniciada em 2009, porém, desde então, encontrava-se abandonada de forma inacabada. Com a conclusão e entrega, cerca de 300 alunos já matriculados na escola, serão beneficiados.

IMG_4510Conceição Montelo é uma das fundadoras da escola. Há 39 anos atuando como professora no Centro, ela fala da sua emoção em finalmente ver a comunidade escolar ter um prédio próprio para funcionamento. “Para mim é a realização de um sonho ver nossos alunos em um ambiente digno. Porque até então nós convivíamos em um ambiente impróprio, sem espaço. Eu que já tenho o direito de me aposentar, agora estou muito tentada a continuar em sala de aula, pois sempre sonhei trabalhar no prédio próprio desta escola, no nosso espaço”, declarou.

Com investimento total de R$ 916 mil, o C.E. Ana Mota possui seis salas de aula, secretária, sala de professores, laboratório de informática, sala para biblioteca, cozinha, entre vários outros espaços. A escola tem capacidade para atender aproximadamente 700 estudantes.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressalta que esta é a quinta escola reformada entregue pelo governador Flavio Dino nesta semana, dentro do Programa Escola Digna e mais um caso emblemático de prédio escolar que tem sua construção abandonada. “Estamos trabalhando diuturnamente para vencer o descaso com que foram tratadas nossas escolas, por muitos anos. A missão do governador Flávio Dino é transformar as escolas em espaços dignos para nossos estudantes, para que eles se sintam acolhidos e motivados a adquirir conhecimentos que os levem a uma vida de sucesso e realizações”, afirmou.

IMG_4511
Wesley Frazão, de 16 anos, conhece muito bem a realidade do antigo local de funcionamento da escola. Matriculado agora no 3° ano do Ensino Médio, ele declara que a nova escola é um sonho que alunos e professores concretizam. “É a realização de um sonho a gente está vindo pra cá. Ela ficou muito bonita, dá gosto de estudar. Só tenho a agradecer o Governo por ter realizado este sonho”, disse.

Escola nova, alegria renovada

WhatsApp-Image-2017-03-18-at-10.45.52A entrega do C.E. Ana Mota atraiu a participação não só de alunos e professores, mas também de moradores da região que, finalmente, viram uma antiga obra abandonada ser transformada em uma escola digna. A moradora Alessandra Gaspar foi uma das que prestigiou o momento. “A construção desse prédio há anos anos vem se arrastando. E hoje para nós da comunidade é uma felicidade saber que nossas crianças terão um prédio novo para as aulas, uma estrutura adequada, muito boa. Só temos a agradecer o governador Flavio Dino. Uma estrutura tão bonita dessa deu até vontade de estudar novamente”, confessou.

“Esse momento é um marco na história da escola, com novas possibilidades para incentivar nossos alunos a estudar muito mais, com uma estrutura que agradou a todos. Um anseio muito grande nosso que enfim chegou o dia”, falou a gestora geral do Centro, Joacilene Pereira Rocha.

A inauguração do C.E. Ana Mota contou com a participação do secretário de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry, do Chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, da secretária da Mulher, Laurinda Pinto, do secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, da prefeita do município, Conceição de Maria, e de diversas autoridades da região. Na ocasião, o secretário Felipe Camarão vistoriou as obras que estão em andamento em outra escola da rede pública estadual no município, o C.E. Dr. José Arouche.

Escuta pedagógica

IMG_4512

Escuta pedagógica de Bacurituba

Ainda como parte integrante das ações da Educação durante a Caravana, foi realizada a escuta pedagógica no município de Bacurituba um dos beneficiados com a passagem da Caravana do Governo de Todos.

A professora de História do C.E.Deusdete Cortez, Caroline Ribeiro, falou que “este encontro é de grande importância para a gente ajudar a mudar a história da educação do Maranhão. Porque a gente sabe que é comum trazer as orientações da educação de cima pra baixo, quando a gente sabe que pra encontrar a solução tem que ouvir o professor que está no dia a dia da sala de aula, que vivencia as problemáticas. Eu acredito que as escutas farão muita diferença na educação do Maranhão”.

Fotos/Lauro Vasconcelos

19/03/2017 9:24 am