A comunidade escolar do Centro de Ensino Barbosa de Godóis recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), a presença de pais, estudantes-atletas, professores, apoiadores e convidados para o lançamento do Projeto Incentivando “BGH Conquistando o Brasil”.
Criado desde 2009, o time de handebol do CE Barbosa de Godóis agora inicia uma nova fase, com o apoio do Governo do Estado e da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), através da Lei de Incentivo ao Esporte. Os estudantes-atletas do BGH agora terão patrocínio para participar de ainda mais competições nacionais e, assim, elevar o nome do estado do Maranhão no esporte nacional.
Em nove anos de criação, o BGH já conquistou cerca de 250 títulos, entre competições nacionais, regionais e locais, entre eles: Campeonato Brasileiro Escolar (COB), categoria infantil feminino; Vice-campeonato Brasileiro (CBHB), categoria infantil masculino; Vice-campeonato Brasileiro Escolar (COB), categoria infantil feminino; e em 2017 teve 10 de seus atletas convocados para seleções nacionais nas categorias: infantil, cadete e juvenil.
“Nós já estamos nos preparando desde janeiro para disputar os campeonatos nacionais, são competições no Piauí, no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo. Estamos nos preparando fisicamente, com trabalho técnico excelente e agora, com mais esse incentivo, buscamos estar entre os três primeiros. Nosso projeto esse ano é estar no pódio e trazer uma medalha para o Maranhão”, disse o técnico e coordenador d do BGH, Eduardo Teles.
Para a gestora geral do CE Barbosa de Godóis, Venina Frazão, o Barbosa de Godóis Handebol ter recebido apoio do Governo do Estado pela Lei de Incentivo é de suma importância para a continuidade do Projeto, já que a partir de agora o BGH estará ainda melhor assistido, pois conta com uma equipe de treinadores de gols, treinadores físicos, nutricionistas e psicólogos, que acompanham esses estudantes-atletas.
“Em 2018 queremos, com todo esse apoio, conquistar o Brasil, conquistar o Jems (Jogos Escolares Maranhenses) como já vimos conquistando, queremos muito sucesso para nossos estudantes”, declara a gestora.
Já para o executivo de Comunicação da Cemar, Luiz Carlos Cardoso, o uso da Lei de Incentivo é muito importante, tendo a Companhia já investido mais de 31 milhões de reais em projetos incentivados pela prática esportiva, em várias modalidades.
“Em 2013 o Barbosa de Godóis teve uma quadra entregue por meio de um projeto patrocinado pela Cemar e agora também aprovado o projeto ‘Incentivando’, que seguramente vai proporcionar mais cidadania para esses atletas. É mais tranquilidade também para as famílias desses estudantes, pois, além de estarem em uma prática esportiva, se tornarão cidadãos melhores e a consequência disso são mais títulos para o nosso estado e a revelação de grandes atletas”, assegura Luiz Carlos Cardoso.
O Barbosa de Godóis Handebol, atualmente, conta com 280 atletas, estudantes não apenas do CE Barbosa de Godóis, mas também de outras escolas da rede pública estadual de ensino, disputando competições nas categorias: mirim, a partir de 6 anos de idade, até adulto.
Para o armador central do BGH e estudante do 2º ano do CE Barbosa de Godóis, Arthur Silva Costa, receber esse apoio é mais um incentivo para continuar na prática esportiva, e mostra que a equipe do BGH tem capacidade para estar disputando competições nacionais sem deixar a desejar a equipes do Sul e Sudeste do país.
“É bem importante porque várias equipes queriam estar aqui onde nós estamos hoje, e esse financiamento vai nos ajudar a custear nossas despesas. E o projeto vem mostrando que a gente tem capacidade, que a gente vai conquistar o Brasil”, destaca o estudante.
Arthur Costa fala ainda que a prática do esporte auxilia, inclusive, para que os estudantes fiquem livres do mundo das drogas, além de ajudar na coordenação motora, no psicológico e na saúde, de um modo geral, dos estudantes.
“Para mim é bem importante, porque muitos de nós poderiam estar no mundo das drogas, mas muitos decidiram continuar nessa caminhada e estão hoje aqui para prestigiar o lançamento desse projeto. E nossa expectativa é, não só ficar entre os três melhores, mas sim ser campeões, e fazer jus ao nome do nosso projeto ‘BGH conquistando o Brasil’ ”, diz Arthur Costa.
Já a dona de casa, Maria das Neves Martins, mãe de um dos goleiros do BGH, o time do BGH é tudo para a vida do estudante e saber que o filho está na prática esportiva a deixa mais tranquila.
“Moramos em um bairro periférico e sabemos que a marginalidade é muito grande, e ver meu filho envolvido em algum do bem como é o esporte, me tranquiliza. Todos os anos meu filho se destaca como goleiro e isso, para mim, como mãe, é um orgulho. Agora torcemos para que venham mais medalhas, mais títulos e que eles conquistem o Brasil”, concluiu Maria das Neves.
O evento de lançamento contou ainda com a presença do vereador de São Luís, Pedro Lucas Fernandes, e demais apoiadores do projeto Incentivando “BGH conquistando o Brasil’.
Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Antônio Martins
30/05/18
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI