25/01/2019 5:26 pm

Centro de Ensino Técnico Integral Bacelar Portela realiza Workshop Técnico Tecnológico

Estudantes do Cetin Dr. Bacelar Portela expõem trabalhos realizados durante o ano letivo

Estudantes do Cetin Dr. Bacelar Portela expõem trabalhos realizados durante o ano letivo

Palestras, debates, rodas de conversa, bate-papos com especialistas, minicursos Motores e exposição de trabalhos científicos compõem a programação do I Workshop Técnico Tecnológico do Bacelar iniciado, na quinta-feira (24), no Centro de Ensino Técnico Integral Dr. Bacelar Portela, um dos 36 Centros Educa do Maranhão. O workshop encerra nesta sexta-feira (25). O evento tem por objetivo dar visibilidade às atividades desenvolvidas na escola, mostrando as comunidade escolar e do entorno o que está sendo produzido e, ao mesmo tempo, dar aos estudantes oportunidade de debater ciência para além da teoria.

“A proposta é atrelar a teoria à prática, levar o estudante a pensar intervenções e melhorias para a sociedade, como é o caso da Empresa Júnior que a gente está implantada na escola, e que vai poder oferecer serviços mais baratos para a comunidade”, disse a professora Roberta Pereira Batista, coordenadora do workshop.

Na abertura do workshop o professor/doutor Keyll Ribeiro Martins, do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) ministrou a palestra sobre as ‘Tecnologias Veiculares’ utilizadas, principalmente, nos veículos híbridos, elétricos e movidos pela energia solar. “Eu acho louvável a escola trazer essas temáticas para discutir com os estudantes. Isso vai despertar nesses jovens o interesse pelo estudo técnico tecnológico onde eles vão entender que existem tecnologias que futuramente eles podem se aprimorar e ingressar profissionalmente. Além de estimular a percepção e o gosto pela Engenharia e pelas áreas tecnológicas”, disse Keyll Ribeiro Martins.

Mostra científica

A Exposição reuniu 33 trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos pelos 480 estudantes dos cursos de Eletromecânica, Mecânica, Eletromecânica e Edificações durante o ano letivo de 2018.

Os trabalhos têm foco na praticidade, viabilidade e sustentabilidade. Estudantes do 1º ano do curso Eletromecânica apresentaram uma batedeira feita com material reutilizado e motor de DVD. A mesma equipe inventou, ainda, um aspirador de pó com garrafa pet, cano PVC e motor de impressora; duas miniaturas do 14 BIS feito com serras de unha e duas pilhas; além de um gerador portátil de energia. “Esse gerador portátil funciona assim: você precisa ter a ligação do fio de um cobre a quatro imas e balançar o braço para que a energia seja gerada. E você pode economizar até 20% na sua conta de energia, porque você não precisa acender as lâmpadas da casa ‘pra’ fazer pequenas coisas”, explicou o estudante Caio Augusto Nogueira.

A turma de 2º ano do curso de Edificações, também, pensou em sustentabilidade. Criou um condomínio ecológico onde desde a construção aos sistemas de água e esgoto é pensado de forma ecologicamente correta.“É um projeto que reduz o desmatamento, ele é elaborado para não atingir a área onde está sendo construído, os córregos são protegidos. E pensamos em um sistema eficaz de tratamento de esgoto”, disse a estudante Mayara Rocha Ribeiro.

Outro grupo de Edificações desenvolveu um projeto para aproveitamento da água de chuva, pensado na própria escola.“Nós percebemos que toda a água de chuva que cai no telhado da nossa escola pode ser aproveitada. Nós desenvolvemos um sistema com filtros, caixas e o principal é o sistema de energia eólico que geraria a energia para movimentar esse sistema auto-sustentável que iria se pagar em pouco tempo”, detalhou João Vitor Alves, estudante de Edificações.

“Esse Workshop traz a essência do Bacelar Portela de volta, que é mostrar para a comunidade que nós somos uma Escola de Tempo Integral Técnica, que pesquisa, que produz, e que cada vez mais está se fortalecendo e se consolidando e retomando o nome dessa escola tão tradicional entre as escolas técnicas do Maranhão. A escola retoma sua credibilidade entre os professores e a comunidade externa”, destacou Magda Helena Nogueira Barbosa, gestora pedagógica da escola.

Fonte: Seduc
Fotos: Antônio Martins
25/01/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI