3/05/2019 4:56 pm

Centro Educa Mais Barjonas Lobão promove 2ª edição do Projeto Encontro dos Sonhos

Estudantes participam de atividades durante a 1ª edição do Encontro dos Sonhos

Com o objetivo de orientar os estudantes para as diversidades da cidadania, promovendo elevação da autoestima e do protagonismo juvenil, a direção geral do Centro Educa Mais Barjonas Lobão realiza, desta sexta-feira (3) até domingo (5), o II Encontro dos Sonhos ‘Sua vida nunca mais será a mesma’.

O projeto Encontro dos Sonhos teve o seu início através de encontros informais em junho de 2017, quando alguns alunos produziram, sob a orientação de um professor de Artes e Projeto de Vida, algumas peças de teatro intitulada “Ladrão de sonhos” para ser apresentada na acolhida de volta às aulas. Motivados pelo resultado do trabalho, beleza estética e qualidade das peças produzidas, além dos elogios recebidos, os integrantes do grupo decidiram, a partir de então, se encontrar mensalmente para darem continuidade ao aprendizado.

Estudantes participam de atividades durante a 1ª edição do Encontro dos Sonhos

A escolha do nome do projeto foi devido a uma das premissas da escola de tempo integral, que é: valorizar os sonhos dos estudantes e contribuir de forma incessante para que os jovens concretizem a realização desses sonhos.

“Esses alunos possuíam, na sua maioria, um histórico em comum de baixa autoestima e autoimagem. Tal situação pode ser resultada pelo fato de nossos alunos estarem inseridos em uma situação de vulnerabilidade e desamparo, presenciando violência doméstica o que provoca uma desmotivação e em casos mais críticos até o abandono da escola”, conta Leila Melo, gestora geral do Centro Educa Mais.

Devido ao grande aproveitamento da primeira edição do evento, onde foi possível verificar que o tempo que os estudantes passaram juntos proporcionou a cada um deles experiências pessoais marcantes de transformação de suas vidas, a gestão escolar promove a segunda edição desse projeto.

Em 2019, os estudantes participarão de diversas outras atividades que têm como finalidade, ainda, apresentar aos jovens as muitas possibilidades de se viver o período da juventude com liberdade/responsabilidade, atribuindo-lhe o direito de agir como desejar.

Confira a programação do evento:

SEXTA FEIRA – 03/05/2019

• 16h – Chegada à escola
  • 17h – Abertura com peça teatral e música ao vivo
  • 18h – Palestra “Quem sou eu”, Wilson Chagas, e peça teatral “Espelho”
  • 19h30 – Dinâmicas e atividades (Pacto de silêncio)
  • 20h30 – Jantar
  • 21h30 – Palestra “Perdão 1º parte”, Kevson Moura, e peça teatral “O poder do perdão”23h –
  • Repouso noturno

SÁBADO – DIA 04/05/2019

• 06h – Toque da Alvorada
  • 07h30 – Palestra “Bullying”, Dereky Alcântara” e peça teatral “Relatos reais”
  • 08h30 – Café da Manhã
  • 09h20 – Palestra “As escolhas erradas que eu faço e o peso que isso me traz”, Denilson Bessa e peça teatral “Alice no País das Maravilhas”
  • 10h40 – Lanche
  • 11h – Palestra “Fazendo do meu sonho um bom empreendimento”, Katia Cristina Almeida e peça
  • teatral “Exercitando as três premissas”
  • 12h10 – Almoço
  • 15h – Palestra “Protagonismo” gislane e rafael e peça teatral “minha história”
  • 16h10 – Sessão de Cinema
  • 18h10 – Intervalo
  • 19h – Palestra “Sonhar e Manter os pés no chão”, Dereky Alcantara
  • 20h – Momento de Acolhida e Desabafo
  • 20h30 – Jantar
  • 21h30 – Palestra “Desapego”, Kevson Moura e peça teatral “Desapego”
  • 23h40 – Quebra do Pacto de Silêncio “Balada”
  • 00h00 – Momento Cultural
  • 01h – Repouso Noturno

DOMINGO – DIA 05/05/2019

• 08h – Toque da Alvorada
  • 09h – Café da Manhã09h30 – Palestra “Cuidando de mim e da natureza”, Leila Melo e Kevson Moura
  • 10h30 – Palestra “O valor da família”, Tedd Mac
  • 11h30 – Foto Oficial do Encontro com Banner
  • 11h40 – Almoço
  • 13h – Palestra “Eu e meus amigos na escada do sucesso”, Tony Moura e peça teatral “Escolhendo errado as amizades”
  • 14h10 – Palestra “Trabalhando em favor do outro”, Jhonathan Soares
  • 15h10 – Palestra “Perdão 2ª parte”, Leila Melo
  • 15h40 – Lanche
  • 16h – Momento das Cartas e Álbum
  • 16h40 – Música do Encontro “Ame mais, abrace mais”
  • 17h – Encerramento e surpresa com os pais

• O quê: Projeto Encontro dos Sonhos ‘Sua vida nunca mais será a mesma’;
  • Quando: Desta sexta-feira (3) a domingo (5), a partir das 8h;
  • Onde: Centro Educa Mais Barjonas Lobão, Jardim América – São Luís (MA).

03/05/2019