Com o intuito de fortalecer as práticas de ensino e aprendizagem, estimulando um gosto pela ciência, foi realizada, nessa quarta-feira (9), a 2ª Mostra Científica, no Centro Educa Mais Poeta Antônio José, em Santa Inês. O evento contou com a participação de professores do IEMA, IFMA e da Rede Estadual para a bancada de juízes.
A feira, que contou com mais de 40 experimentos nas áreas de Matemática, Física, Biologia e Química, premiou dez equipes de estudantes do centro. Os três projetos vencedores serão avaliados e poderão ser encaminhados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2020.
O primeiro lugar ficou com a equipe da temática de Construção Biodegradável, em segundo a temática Matematizando o Aedes aegypti e em terceiro a temática Química Forense. Os estudantes destaque e as duas equipes com melhor exposição de materiais também foram premiados.
“Foi um projeto bastante interessante. A gente produziu tijolo a partir do caroço de açaí. O caroço não tinha um descarte adequado e com o tijolo a gente pode ajudar a natureza, porque a construção civil provoca muitos danos à natureza. A gente conseguiu aprender que há forma de se construir bem, ganhando dinheiro e ainda preservando a natureza”, relatou a aluna Alany Escórcio Costa, uma das vencedoras.
A estudante Mayara Aparecida Silva de Lima, que ficou em segundo lugar, explicou o porquê da escolha do tema para apresentação na Mostra.
“A intenção foi basicamente prevenir a proliferação do mosquito-da-dengue, porque a gente pesquisou e descobriu que este ano houve um aumento inesperado de morte causada pelo mosquito. Fizemos pesquisa nas escolas e agora, estamos prontos para apresentar o trabalho na FEBRACE, apesar de nossa premiação ser inesperada por ser um trabalho bem simples”, afirmou.
Fonte: Seduc
Data: 22/10/2019
Texto: Mateus
Fotos: Divulgação
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI