24/10/2020 1:30 pm

Centro Educa Mais Profª Margarida Pires Leal participa do “1º Webnário de Comunidade de Aprendizagem” Nacional

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da rede de profissionais e organizações que participam da educação no Brasil, o grupo Baobá, junto ao instituto Natura, realizou nesta última sexta-feira (23), o 1º “Webinário de Comunidade de Aprendizagem”, que ocorreu virtualmente devido à pandemia da Covid-19, e contou com a dupla de participantes do Maranhão, a gestora pedagógica Rita de Cássia e a aluna Lívia Thamara, ambas do Centro Educa Mais Profª Margarida Pires Leal.

O encontro reuniu quase 300 educadores do Brasil inteiro, sendo eles, formadores, parceiros, técnicos educacionais, gestores e educadores da rede de Comunidade e Aprendizagem (CA), para discutir questões do projeto comunidade de aprendizagem em tempos de pandemia, compartilhando ideias, experiências e também para comemorar o grande trabalho desenvolvido e realizado ao longo do ano e, assim, planejar metas futuras para os próximos projetos. O evento iniciou-se com a participação da coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), Bel Santos Mayer, que também é referência na criação e gestão de bibliotecas comunitárias nas periferias. Foram realizadas três mesas com temas diferentes: “Diálogo e interação na pandemia: um recorte a partir das tertúlias virtuais”, “Relação escola-família: a participação educativa da comunidade, e Transformação: os percursos e impactos da formação”, com a participação de integrantes da rede de CA e mediação da equipe de formação do Baobá.

De acordo com a coordenadora do grupo Baobá, na qual implementa a comunidade e aprendizagem no Brasil, Priscila Collet, o encontro não estava previsto presencialmente, devido ao isolamento social, mas era de suma importância a sua realização pela proporção e expansão das práticas de comunidade e aprendizagem nas redes.

“Eu hoje olho para o evento que aconteceu ontem e tenho certeza que foi muito bom, apesar das loucuras que todo mundo ‘tá vivendo’ e de muito trabalho, foi um momento muito importante onde as pessoas puderam se acolher, puderam trocar e compartilhar suas experiências e principalmente puderam se sentir pertencentes à rede de comunidades de aprendizagem no Brasil e acho que isso é algo muito importante, a gente consegui ter um espaço de troca, de parceria aonde as nossas práticas possam ser compartilhadas, e principalmente, aonde a gente possa compartilhar esse sonho de uma educação de qualidade e de excelência para todas as nossas crianças, nossos jovens e nossos adultos”, explicou.

Em uma das mesas, a professora da rede integral do Maranhão, Rita de Cassia, apresentou o relato do trabalho de formação de professores do Margarida Pires Leal com o tema: “Relação Família/Escola a Participação Educativa da Comunidade”, a formação fala sobre os ensinamentos passados aos familiares dos estudantes e o engajamento das famílias no trabalho como voluntario na unidade de ensino.

Para a professora Rita de Cassia, o momento foi único e muito importante perante o isolamento social que todos estão passando, pois mostra que mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia, a educação não parou e está realizando grandes trabalhos em prol de um futuro melhor para os jovens estudantes.

“Foi de fato uma emoção muito grande, porque você conseguir reunir tantas pessoas e escutar experiência do outro, em partilhar uma mesa composta de três pessoas de estados diferentes, falando sobre suas experiências, isso te enriquece, e você sente que partilha também e isso faz toda a diferença e faz todo sentido dentro do projeto da comunidade de aprendizagem que é justamente trabalhar com o princípio da educação dialógica onde a gente dialoga, compartilha e com isso somamos em possibilidades dentro da escola para melhoria, para um em ensino com equidade, um ensino de qualidade que é o maior propósito do nosso trabalho, então tive fazendo um relato sobre como foi constituída a trajetória relação e fortalecimento da relação família-escola desde a criação da primeira comissão mista aos eventos que visam trazer o sentido de pertencimento essas famílias para dentro da escola e demonstrar para esses pais que, a escola ela não é só um espaço para receber o aluno, mas, um espaço de vivência múltipla e que visa fortalecer a educação do aluno através da presença frutífera da família”, relatou a professora.

Devido ao grande crescimento virtual da CA, tanto estaduais como municipais, foi importante relatar essa expansão como um dos temas centrais do webinar para mostrar o comprometimento dos profissionais da educação e do alcance que está tendo entre os jovens, um desses exemplos é a “Tertúlia literária virtual” e para relatar essa experiência a aluna Lívia Thamara foi convidada para compartilhar essa experiência de diálogo e interação na pandemia.

“A tertúlia dialógica com certeza é um projeto que tende a melhorar e só traz benefício para os alunos, já foi mesmo comprovado que melhora a aprendizagem, até mesmo convívio na sala de aula ou na escola, então só tem coisas boas. Eu espero que outras escolas venham adotar esse método bastante eficaz, a tertúlia tem um grande papel e sua importância para a aprendizagem do aluno é um método que eu vejo que está dando super certo, os alunos conseguem expressar sua opinião sobre determinados livros, músicas ou até mesmo filmes que os professores indicam para gente. É uma troca de conhecimento imenso onde até mesmo os alunos mais tímidos conseguem isso se expressar um pouco nesses tempos de pandemia”, concluiu.

 

Fonte: Seduc
Data:24/20/2020
Fotos: Divulgação
Texto: Matheus Sthwart.

 

 




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