Estudantes do Centro de Educação Integral Joana Batista (Cidade Olímpica) durante a semana de acolhida
“Eu cheguei pra essa semana de acolhimento e para a educação integral trazendo o meu sonho de ter uma educação melhor. Quando eu sair daqui eu quero poder passar no Enem e cursar a Faculdade de Direito, que é o que eu mais quero”. É motivado pela esperança de um ensino diferenciado, que o estudante Alysson Lobato Nunes, de 16 anos, ingressa no 1º ano do Ensino Médio Integral, do C.E.I Joana Batista, no bairro Cidade Olímpica. O entusiasmo dele é semelhante aos de outros mais de 4 mil estudantes maranhenses que, nesta segunda-feira (6), estão ingressando na Educação Integral implantada nos 11 Centros Educa Mais, no Maranhão, um marco histórico na educação básica deste Estado.
Estudantes do Centro de Educação Integral Joana Batista (Cidade Olímpica) durante a semana de acolhida
Nessa primeira semana de aula nos centros Educa Mais na capital, em São José de Ribamar, Santa Inês, Timon, São Bento e Alcântara, o Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), realiza a ‘Semana da Acolhida’ que tem como proposta apresentar as bases do projeto ‘Escola da Escolha’ para os diferentes atores da comunidade escolar.
Durante a semana, os estudantes maranhenses que estão ingressando na educação integral estão tendo a oportunidade de trocar experiências com 61 Jovens Protagonistas, que vivenciaram o processo da Educação Integral em Pernambuco, estado pioneiro no nordeste nesse modelo de educação. “Acho que o mais importante nesta acolhida é poder demonstrar aos jovens maranhenses que tem pessoas que se importam com eles, que os sonhos deles podem ser realizados e que eles podem encontrar nestas pessoas um amparo para que os sonhos deles virem realidade”, disse José Matheus Nascimento Bandeira, um dos Jovens Protagonistas pernambucanos, que participou do primeiro dia de acolhida aos alunos do C.E.I. Joana Batista.
Na acolhida, além da troca de experiência, os alunos participam de rodas de conversa, dinâmicas em grupos, falam dos seus sonhos e de suas expectativas. “A minha expectativa é de um ensino mais abrangente, com maior possibilidade de crescimento pessoal. Eu quero aproveitar, me dedicar pra aprender mais e quando terminar o Ensino Médio ser uma pessoa mais preparada. Eu quero sair do Brasil, viajar, conhecer o mundo. Esse é um dos meus sonhos”, disse Lara Cristina Nunes Lobato, de 15 anos, aluna do 1º ano do Joana Batista.
“Eu espero muito dessa educação que se propõe ser diferenciada. Eu quero adentrar ao curso de medicina, ser pediatra e espero muito que esse novo modelo de educação me ajude a realizar esse sonho”, enfatizou Aline Rodrigues Santana, de 14 anos, uma das alunas do 1º ano Ensino Médio Integral do C.E.I. Barjonas Lobão, no bairro Jardim América.
“A Educação Integral finalmente chegou ao Maranhão. O governo do Estado está garantindo aos nossos jovens estudantes a oportunidade de serem protagonistas nos seus projetos de vida. Os Centros ‘Educa Mais’ terão um papel muito importante na missão de dar um novo rumo a educação nesse estado. Ver os estudantes chegarem à escola cheios de expectativa, nos deixa orgulhosos e felizes em poder alimentar os sonhos e manter viva a chama da esperança nestes meninos e meninas”, pontuou o secretário.
Além do acolhimento aos alunos, neste primeiro dia, os professores e todos os funcionários, também foram acolhidos e participaram de roda de conversa com os Jovens Protagonistas de Pernambuco. “Eu vim pra falar aos professores e jovens maranhenses, também, que a escola da escolha dá certo. E que eles serão muito felizes em estar aqui. Essa escola me transformou num cidadão mais correto, digno, honesto, responsável, coerente e de atitude, porque encontrei professores que me acolheram”, destacou André Pereira de Souza, egresso da Escola de Referência em Pernambuco.
A também pernambucana Lilian Albuquerque relatou aos professores e funcionários do Centro Educa Mais Margarida Pires Leal, na Alemanha, a sua vivência como Jovem Protagonista na Escola de Referência em Ensino Médio Nóbrega, no Recife. “Eu estou aqui pra dizer que eu sou a prova de que, quando os educadores abraçam uma proposta como esta, ajudam a transformar a vida de muitos jovens. Eu sou filha de motorista de ônibus. Quando eu entrei na escola eu vi que eu era capaz de sonhar e realizar os meus sonhos. Eu pude dizer: mãe, eu vou entrar pra faculdade de Engenharia Ambiental. Eu sou a primeira pessoa da minha família a fazer uma faculdade, graças à qualidade do ensino que tive na Escola da Escolha”, enfatizou Lilian.
“Essa acolhida é de suma importância porque é preciso compreender essa dinâmica desse novo modelo de educação, essa nova rotina da escola. E nada melhor do que ouvir e conversar com que teve uma experiência tão exitosa”, disse a professora Rita de Cássia Lima Lopes, gestora pedagógica do C.E.I. Margarida Pires Leal.
“Esse é um momento de adaptação para os estudantes, que vêm da experiência da escolar regular e ingressam na escola de tempo integral. A ideia da acolhida é fazer com esse processo seja mais fácil e prazeiroso para esses estudantes. E esse contato com os Jovens Protagonistas, que trazem sua experiência de outro estado, tenho certeza de que será muito estimulante”, destacou Nádia Dutra Secretária Adjunta de Ensino da Seduc, que percorreu os Centro Educa Mais, em São Luís, neste primeiro dia de acolhimento.
Planejamento Pedagógico
Paralelo à acolhida dos alunos e dos educadores, durante toda a semana, os professores e gestores pedagógicos estão fazendo o planejamento pedagógico inicial do ano letivo 2017 nos Centros de Educação integral. “Eu estou muito confiante, pois, eu acredito que esse modelo da Escola da Escolha vem para quebrar paradigmas das escolas tradicionais no Maranhão e no Brasil, por ser um modelo que tem como foco o próprio aluno, para que ele seja autor e protagonista do seu projeto de vida”, disse Pablo Maciel, professor de Educação Física, C.E.I. Barjonas Lobão.
Mais fotos:
Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI