19/03/2018 7:07 pm

Centros Educa Mais: expectativa de novos aprendizados marca a acolhida dos estudantes nas escolas de tempo integral

09082_cejol_443283526028518448

Equipe de Jovens Protagonistas responsáveis por acolhida de alunos no Cejol

Alunos de onze Centros Educa Mais, implantados pelo Governo do Estado neste ano, iniciaram as atividades na tarde desta segunda-feira (19) e foram acolhidos por equipes de gestores, docentes e jovens protagonistas da primeira geração da educação integral no Maranhão e de uma delegação de estudantes vinda do estado de Pernambuco.

Esse é o primeiro ano do Centro de Ensino Jornalista João Francisco Lisboa (Cejol), antigo Cegel, como Centro Educa Mais e para a gestora geral Regina Pereira, esse é um momento de ansiedade e muita expectativa pelo crescimento dos bons resultados que a escola já possui e, também, por dias melhores no processo de ensino e da aprendizagem dos novos estudantes.

“É um sonho nosso, um sonho meu como professora que nós trabalhemos em um ambiente que nos permita sempre melhorar nossos resultados. É, também, o sonho de cada um dos professores, eu acredito. A equipe escolar está cheia de expectativas e com a sensação e a obrigação de fazer com que tudo dê certo”, afirma Regina Pereira.

Jovens protagonistas pernambucanos contam suas experiências

Esse ano o Cejol recebe 320 novos alunos que cursarão a 1ª ano do Ensino Médio, distribuídos em 8 salas de aula e em tempo integral.

Para o professor José Melônio, a proposta de iniciar o ano letivo de forma diferente é bastante desafiadora, porém, é, também, bastante gratificante pelo fato de poder contribuir para o projeto de vida dos estudantes, que têm a oportunidade de estudar em um Centro de Ensino, que agora é uma ‘Escola da Escolha’. “É motivo de muita significância poder colaborar com esse novo modelo de ensino que o Brasil abraçou e que vem dando resultado. Estou muito confiante e muito entusiasmado com a equipe de professores, com alunos e toda a comunidade da escola”, declara o educador.

Já para dona Maria do Carmo, mãe de Raul Sousa, aluno do 1º ano, o novo modelo de ensino auxilia, inclusive, na segurança dos estudantes, já que segundo ela, estando o dia todo em sala de aula, os jovens não têm contato com o mundo das drogas e criminalidade, por exemplo.

“Eu gostei muito de saber que agora ele vai passar o dia todo na escola, porque assim evita que ele vá para lugares que não convém. Evita que nossos filhos saiam cedo da aula e se envolvam com drogas. Eu gostei muito”, enfatiza Maria do Carmo.

Além de professores, pais e gestão escolar, a acolhida dos novos alunos no CEJOL contou com a participação de membros de uma delegação de jovens protagonistas de escolas de tempo integral do estado de Pernambuco.

Esses estudantes, juntamente com alunos da rede pública estadual do nosso estado, estão responsáveis por grande parte da programação e atividades lúdicas que serão desenvolvidas com os estudantes calouros durante toda essa primeira semana de aulas.

Um sentimento de gratidão também vivenciado pela estudante Maria Júlia, aluna do Centro Educa Mais Joana Batista, jovem protagonista da primeira geração do programa no Maranhão, e que agora participa das semanas de acolhimento, fala da honra de participar desse projeto, compartilhando experiências com os novos alunos.

“Eu me sinto imensamente honrada e grata por poder repassar tudo o que eu aprendi e poder repassar todos os meus anseios e como eu os superei, para ajudar esses alunos que estão chegando agora. É um trabalho extremamente gratificante”, disse Maria Júlia.

Centro Educa Mais João Bacelar Portela

asd

Estudantes participam de atividades lúdicas durante programação de acolhida, no Centro Educa Mais Bacelar Portela

No Centro de Ensino Dr. João Bacelar Portela, no Ivar Saldanha, além de participar das atividades de acolhimento programadas pela equipe de jovens protagonistas, estudantes e a gestora da escolar falaram das suas expectativas com o ano letivo com o novo modelo de aprendizagem.

“Minha expectativa para esse ano é que eu faça novas amizades, estude bastante para eu passar. A estrutura da escola está muito boa, e espero que a gente aproveite bastante”, disse a aluna Lívia Santos, de 15 anos.

Para a gestora pedagógica do Centro de Ensino, Magda Barbosa, a expectativa é que, com a implantação da ‘escola da escolha’, esse ano seja maravilhoso, já que esse é o modelo de ensino com que todo educador sonha.

“Graças ao esforço da nossa secretaria de educação, dos secretários, nós estamos conseguindo realizar esse sonho que é trazer a escola de tempo integral para São Luís e para uma região que precisa, necessita fazer parte da vida e do sonho de muitos estudantes”, enfatizou a gestora.

Em Balsas, a professora do Centro Educa Mais, Padre Fabio Bertagnolli, Maria do Socorro, destacou a importância de fazer parte da implantação da educação integral no Maranhão. “É uma satisfação muito grande estar aqui participando deste novo modelo. É um desafio novo e eu estou muito feliz, pois acredito que será relevante para todos nós que fazemos educação e poder formar esses alunos para que se tornem protagonistas, solidários e competentes”, concluiu.

19/03/18