22/12/2017 1:38 pm

Centros Educa Mais promovem atividades e fomentam protagonismo estudantil

Foto 1 Inauguração do Site C. E. Almirante Tamandaré  foto Antônio Martins (6)Criados pelo Governo do Estado como um novo modelo de escola pública para o desenvolvimento integral dos estudantes, os Centros Educa Mais realizaram, na última semana, uma série de atividades para fomentar o protagonismo juvenil como a produção de uma plataforma eletrônica e um documentário sobre a experiência dos estudantes em uma escola de educação integral.

No Centro Almirante Tamandaré, no bairro Cohab, foi lançado um portal eletrônico desenvolvido por professores e estudantes para incentivar a produção de textos, como forma de trazer para dentro da escola o mundo da informação que gira no  âmbito socioeducativo.
Foto 1 Inauguração do Site C. E. Almirante Tamandaré  foto Antônio Martins (1)
Entre outras funcionalidades, o ‘Jornalceinatnow’ disponibiliza recursos pedagógicos das professoras Goretti Rocha e Hildenes Santos, para despertar nos adolescentes e jovens potencialidades para a leitura e escrita. “A produção do jornal é um excelente instrumento para a divulgação das práticas pedagógicas, dos conteúdos trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento, além de mostrar a realidade da comunidade na qual a escola está inserida”, explicou Maria Goretti.

De acordo com a educadora, os estudantes são organizados em cinco equipes, formadas por responsáveis pela edição, fotografia, entrevistas e notícias. “O jornal valoriza a produção deles [estudantes], até porque podem acessar seus textos de qualquer lugar através das tecnologias”, explicou.
Foto 1 Inauguração do Site C. E. Almirante Tamandaré  foto Antônio Martins (2)
O Centro também apresentou, nessa semana, o resultado do projeto “Arte Sustentável – criatividade e empreendedorismo”, desenvolvida em uma disciplina eletiva. “Trabalhamos com os alunos os três eixos: ambiente e saúde, arte e empreendedorismo para desenvolver competências que podem levar para fora da escola e ter uma condição de vida melhor. Durante a execução do projeto eu fiquei encantada com os talentos dos alunos”, comentou a professora Ecleid Maria Bonfim Vieira.

“A gente vai levar para a vida o que aprendemos nessa oficina, porque podemos utilizar para ter uma renda”, revelou Carlos Gabriel Silva Pereira, um dos 40 estudantes que participaram do projeto.

Mônica Vale

No Centro Educa Mais Mônica Vale, bairro Vinhais, estudantes produziram um documentário com a participação de três alunas que contam suas histórias e experiência ao estudar na escola de tempo integral. O ‘Doc’ se chama “Protagonistas do Futuro” e tem duração de 10 minutos.

A escola também promoveu, nessa semana, uma gincana com a temática: “Sonhos…a escola orienta e você realiza”. Em um dia de atividades, os estudantes cumpriram um conjunto de tarefas com foco no protagonismo juvenil e construção de seus projetos de vida e visão de futuro.

Fotos: Antônio Martins

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI