No Centro Almirante Tamandaré, no bairro Cohab, foi lançado um portal eletrônico desenvolvido por professores e estudantes para incentivar a produção de textos, como forma de trazer para dentro da escola o mundo da informação que gira no âmbito socioeducativo.
Entre outras funcionalidades, o ‘Jornalceinatnow’ disponibiliza recursos pedagógicos das professoras Goretti Rocha e Hildenes Santos, para despertar nos adolescentes e jovens potencialidades para a leitura e escrita. “A produção do jornal é um excelente instrumento para a divulgação das práticas pedagógicas, dos conteúdos trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento, além de mostrar a realidade da comunidade na qual a escola está inserida”, explicou Maria Goretti.
De acordo com a educadora, os estudantes são organizados em cinco equipes, formadas por responsáveis pela edição, fotografia, entrevistas e notícias. “O jornal valoriza a produção deles [estudantes], até porque podem acessar seus textos de qualquer lugar através das tecnologias”, explicou.
O Centro também apresentou, nessa semana, o resultado do projeto “Arte Sustentável – criatividade e empreendedorismo”, desenvolvida em uma disciplina eletiva. “Trabalhamos com os alunos os três eixos: ambiente e saúde, arte e empreendedorismo para desenvolver competências que podem levar para fora da escola e ter uma condição de vida melhor. Durante a execução do projeto eu fiquei encantada com os talentos dos alunos”, comentou a professora Ecleid Maria Bonfim Vieira.
Mônica Vale
No Centro Educa Mais Mônica Vale, bairro Vinhais, estudantes produziram um documentário com a participação de três alunas que contam suas histórias e experiência ao estudar na escola de tempo integral. O ‘Doc’ se chama “Protagonistas do Futuro” e tem duração de 10 minutos.
A escola também promoveu, nessa semana, uma gincana com a temática: “Sonhos…a escola orienta e você realiza”. Em um dia de atividades, os estudantes cumpriram um conjunto de tarefas com foco no protagonismo juvenil e construção de seus projetos de vida e visão de futuro.
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